Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR6N3W
Type: Monografias de Especialização
Title: Competências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em Doença Falciforme
Authors: Aline Poliana Silva Batista
First Advisor: Isabela Silva Cancio Velloso
First Referee: Heloisa de Carvalho Torres
Abstract: A doença falciforme é considerada no Brasil um problema de saúde pública e a assistência adequada pode ser determinante para o paciente. Para a capacitação de profissionais de saúde, a educação à distância é uma estratégia viável na promoção da educação permanente e para a utilização desse recurso de forma eficaz, é necessário que haja um planejamento de todos os processos, além da descrição das competências e atribuições de cada um dos atores envolvidos. Um dos principais atores desse processo é o tutor e o objetivo desse trabalho foi identificar as competências que o profissional de saúde deve desenvolver como tutor em Educação à distância (EAD) em doença falciforme (DF). Como resultados obtidos tivemos estruturação de cursos em EAD, perfil dos alunos, ações a serem desenvolvidas pelo tutor para melhoria na vinculação do aluno em cursos em EAD, processo de ensino e aprendizagem e Competências dos tutores na EAD. Concluímos que o profissional deve ter ou desenvolver as competências necessárias para exercer a tutoria, além de desenvolver estratégias para maior vinculação de alunos e promoção da construção coletiva do conhecimento.
Abstract: Sickle cell disease in Brazil is considered a serious public health and adequate care can be crucial for the patient. For the training of health professionals, distance education is a viable strategy in the promotion of lifelong learning and the use of this resource effectively, there must be a schedule of all processes, beyond the description of the powers and duties of each of the actors involved. One of the main actors of this process is the tutor and the aim of this study was to identify the competencies that health professionals should develop as a tutor in Distance Education ( DE ) in sickle cell disease (SCD ) . As results had structuring courses in distance learning, student profile, actions to be taken by the tutor to improve the binding of the student in courses in distance education, teaching and learning and skills of tutors in distance education. We conclude that the professional must have or develop the skills necessary to pursue tutoring, and develop strategies for greater linkage of students and promotion of collective knowledge construction.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR6N3W
Issue Date: 17-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aline_poliana_silva_batista.pdf475.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.