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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AUTHRH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Miriam Hermeto de Sa Motta | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ana Claudia de Assis | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luiz Duarte Haele Arnaut | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Adriano Sérgio Lopes da Gama Cerqueira | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maria Juliana Gambogi Teixeira | pt_BR |
dc.creator | Allysson Fillipe Oliveira Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T20:53:18Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T20:53:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AUTHRH | - |
dc.description.abstract | This dissertation analyses popular songs as cultural practices, as well as an information and idea support, always minding popular prominence throughout the French Revolution (1789-1794). Starting from the Parisian habit of creating parodies about victory songs, first we traverse chanting places and its authors as a way to comprehend the relation between popular songs and the information network in vigor. After stepping in the revolutionary period, we aim to investigate how popular songs contributed to transformations and, at the same time, were transformed by the Revolution. We argue that during the first revolutionary years these popular songs had a meaning of political activism. During the republican period, we sustain that the State used these popular songs and changed them once again. To do this, we used lyrics and musical notations of popular songs, as well as pictures that were disseminated during the period. Finally, this dissertation also investigates the limits imposed by representative democracy to popular movements political participation. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação consiste na análise de canções populares como práticas culturais e suportes de informações e ideias, tendo sempre no horizonte o protagonismo popular ao longo da Revolução Francesa (1789-1794). Partindo do hábito parisiense de criar paródias sobre canções de sucesso, percorre-se, em um primeiro momento, as vielas da Paris sob o Antigo Regime buscando um significado comum ao povo, conhecer os lugares e os autores do cantar, e melhor compreender a relação entre as canções populares e a rede de informações vigente. Ao adentrar o período revolucionário, pretende-se investigar como as canções populares contribuíram para mudanças e, concomitantemente, foram transformadas pela Revolução. Defende-se que, durante os primeiros anos revolucionários, as canções populares passaram a conter também um caráter de ativismo político popular. Já sob o período da República, sustenta-se que há em vigor um processo de instrumentalização das canções populares por parte do Estado, o que as transformaria mais uma vez. Para esse trabalho, foram utilizadas letras e partituras de canções populares, bem como estampas que circularam ao longo do período. Por fim, esta pesquisa também procura tratar dos limites impostos pela Democracia representativa à participação política dos movimentos populares. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Revolução Francesa | pt_BR |
dc.subject | Movimentos populares | pt_BR |
dc.subject | Canções populares | pt_BR |
dc.subject.other | França História Revolução, 1793-1794 | pt_BR |
dc.subject.other | França História | pt_BR |
dc.subject.other | História | pt_BR |
dc.subject.other | Música | pt_BR |
dc.title | O povo entoa a revolução: movimentos populares e canções na revolução francesa (1789-1794) | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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