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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Consciência e vontade geral: da natureza ao Estado
Authors: Tamíris Moreira Simão
First Advisor: Newton Bignotto de Souza
First Referee: Helton Machado Adverse
Second Referee: Carlo Gabriel Kszan Pancera
Abstract: Na obra rousseauniana, quando o homem não é capaz de harmonizar o que há nele de natural e social, ocorre uma ruptura e conflito internos. Como forma de solucionar ou remediar esse conflito, Rousseau pensa em algumas alternativas e uma delas é o estabelecimento de uma ordem social capaz de harmonizar a natureza e a sociedade, adaptando as características naturais, e assegurando a existência de um dos principais atributos humanos: a liberdade. Para garantir a liberdade, que Rousseau considera como necessária para que o homem mantenha sua humanidade, o filósofo pensa em duas noções fundamentais: a soberania e a vontade geral. Em linhas gerais, podemos dizer que quando os cidadãos obedecem às leis que são expressões da vontade geral, eles estão seguindo a sua própria vontade e, portanto, permanecem livres. Mas como os cidadãos são capazes de reconhecer em suas próprias vontades, a vontade geral? Esse é um problema importante na teoria política de Rousseau, e é isso que buscamos identificar em nossa pesquisa. Para conseguirmos entender esse problema, começamos o nosso trabalho estudando a natureza humana e o conflito interno que acontece entre os homens, tendo como base principalmente os textos Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens; Emílio ou da educação e Júlia ou a Nova Heloísa. Ao entendermos a natureza e o conflito, buscamos perceber como as características naturais humanas permanecem em sociedade e quais são suas adaptações. A partir dessa compreensão, notamos que parte da solução do problema está justamente em compreender o papel das características naturais dentro da ordem social. O amor de si, sentimento primordial que preserva a vida do homem no estado de natureza, torna-se, também, amor pela sociedade que o conserva; isso faz com que ao pensar em seu próprio bem, ele seja capaz de reconhecer a vontade geral. O amor de si, no entanto, não é o único elemento necessário para que esse reconhecimento aconteça, e mostramos em nosso texto que ele ainda depende da razão e da consciência. Além disso, o amor à sociedade só pode existir quando ela se apresenta de fato como garantidora de direitos. Desse modo, também percebemos, a partir de textos como Do contrato social, Discurso da economia política e Considerações sobre o governo da Polônia, que é essencial que o Estado mereça ser amado para que os cidadãos consigam identificar a vontade geral. Mais do que isso, são necessárias instituições que fortaleçam o liame social e que saibam desnaturar o homem, de maneira que ele seja capaz de viver da melhor maneira possível dentro da sociedade. Em nossa pesquisa, portanto, procuramos mostrar que a identificação da vontade geral depende do amor de si, da consciência e da razão; e de instituições sociais que fortaleçam a ligação dos cidadãos com a pátria.
Abstract: In Rousseaus work, when man isnt able to harmonize his nature and social acquisitions, there is a rupture and conflict. To solve this problem, Rousseau thinks in some alternatives and one of them is the establishment of a social order that is capable to harmonize nature and society, adapting the natural qualities, and preserving one of the most important human qualities: the liberty. To ensure liberty, which Rousseau believes is necessary for humans to maintain their humanity, the philosopher uses two central conceptions: sovereignty and general will. Shortly, we can say that when citizens obey the laws, that are expressions of the general will, they are obeying their own will and, therefore, they are free. But how are citizens able to recognize, among their wills, the general will? This is an important problem in Rousseaus political theory, and this is what were trying to discover in our research. With the objective of figuring this problem out, we started our work studying the human nature and the conflict that happens with men. For this, we studied specially the Discourse on the origin and the foundations of inequality among men; Emile or on education; and Julie or the new Heloise. After we understand human nature and this conflict, we try to realize how the natural qualities in humans remain in society, and how they change in social men. When we understand that, we notice that part of the problems solution is in how these qualities act in social order. The self-love is the primordial sentiment that conserves mens lives in the state of nature, and at the civil state it becomes love for society; when a man thinks about his own preservation and well-being, hes able to recognize the general will. The self-love, however, is not the only necessary thing to make this happen, and we show in our paperwork that it depends also on reason and conscience. Furthermore, the love of society can only exist when the society can actually guarantee the citizens rights. To show that, we studied The Social Contract, Discourse on political economy and Considerations on government of Poland, and we noticed that the State has to deserve to be loved and to provide institutions that are able to make the citizens relate to each other and to State, and to denature men, making their lives more harmonic. Therefore, in our research we try to show that the process to recognize the general will depends on self-love, conscience, reason, and social institutions that can strengthen the connection between the citizens and the State.
Subject: Vontade
Rousseau, Jean Jacques, 1712-1778
Filosofia
Consciência
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AVRHEM
Issue Date: 7-Jul-2017
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