Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW7MEQ
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo
Autor(es): Cristiene Adriana da Silva Carvalho
Primeiro Orientador: Maria Isabel Antunes Rocha
Primeiro membro da banca : Aracy Alves Martins Evangelista
Segundo membro da banca: Maria de Fatima Almeida Martins
Terceiro membro da banca: Geraldo Márcio Alves dos Santos
Quarto membro da banca: Sônia Maria Roseno
Quinto membro da banca: Clarilza Prado de Sousa
Resumo: Este trabalho analisou as Representações Sociais presentes nas práticas artísticas e pedagógicas de professores que atuam em escolas do campo. Compreendemos as práticas artísticas como formas de criação, fruição e reflexão da arte presentes nos processos educativos. Tais práticas carregam historicidade, intencionalidade e resistência presentes nos processos de luta pela Educação do Campo. Buscamos analisar os processos de construção e reelaboração das Representações Sociais dos professores do campo, egressos do curso de Licenciatura da FaE/UFMG, sobre as práticas artísticas presentes em suas práticas pedagógicas. Este estudo teve como referencial a Teoria das Representações Sociais (TRS), que analisa as formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos a partir de uma abordagem psicossocial. Utilizamos também o referencial epistemológico do Materialismo Histórico Dialético a fim de compreendermos os processos educativos sob a dimensão concreta e histórica das lutas dos Movimentos Sociais do Campo. Empregamos o conceito de Educação Transformadora para analisar a prática pedagógica no contexto de construção de um projeto de campo e de sociedade. Partimos de uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como procedimentos de coleta de dados entrevistas narrativas e observação das práticas pedagógicas de dois professores do Campo: Camila e Lucas. A análise dos dados foi realizada a partir da reconstrução das trajetórias destes sujeitos prototípicos, levando-se em conta a análise do movimento das Representações Sociais a partir das categorias: (I) práticas pedagógicas, (II) práticas artísticas, (III) formação, (IV) Educação do Campo, (V) mística, (VI) Educação transformadora e (VII) Materialismo histórico dialético. Tal movimento também foi analisado a partir do software Iramuteq que permitiu a compreensão das objetivações e ancoragens e do conteúdo léxico das representações sociais. Tais análises evidenciaram que o processo de reelaboração das Representações Sociais dos sujeitos tem se dado a partir da inserção na docência, momento causador de mudanças que movimentam as suas representações sobre as práticas artísticas, que passam a ser vistas como mecanismos pedagógicos de luta por uma Educação transformadora e pelo fortalecimento da identidade campesina. Notamos que a presença das práticas artísticas nas práticas pedagógicas dos sujeitos tem possibilitado a estes desenvolver processos formativos na disciplina de Língua Portuguesa, como formação interdisciplinar, o que revela a importância da formação por área do conhecimento: Língua, arte e literatura, no processo de superação da compartimentalização das disciplinas escolares. Dado o momento atual de expansão dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil, destaca-se a importância de produzir análises sobre a relação entre formação e práticas destes professores do Campo.
Abstract: Ce travail a analysé les représentations sociales présentes dans les pratiques artistiques et pédagogiques de professeurs travaillant dans des écoles de la campagne. Nous comprenons les pratiques artistiques comme des formes de création, de jouissance et de réflexion de lart présentes dans les processus éducatifs. Ces pratiques sont chargées dhistoricité, dintentionalité et de résistance présentes dans les processus de lutte pour lÉducation de la Campagne. Nous avons cherché à analyser les processus de construction et de réélaboration des représentations sociales des professeurs de la campagne, issus du cours de licence de la FaE/UFMG, sur les pratiques artistiques présentes dans leurs pratiques pédagogiques. Cette étude a eu pour référentiel la Théorie des Représentations Sociales (TRS), qui analyse les manières de penser, de sentir et dagir des sujets à partir dune approche psychosociale. Nous avons également utilisé le référentiel épistémologique du Matérialisme Historique Dialectique afin de comprendre les processus éducatifs sous la dimension concrète et historique des luttes des mouvements sociaux de la Campagne. Nous avons employé le concept dÉducation Transformatrice pour analyser leur pratique pédagogique dans le contexte de construction dun projet de campagne et de société. Pour ce faire, nous sommes partis dune approche méthodologique qualitative utilisant comme procédé de collecte de données des interviews narratives et lobservation des pratiques pédagogiques de deux professeurs de la Campagne : Camila et Lucas. Lanalyse des données a été réalisée à partir de la reconstruction des trajectoires de ces sujets prototypiques, en prenant en considération lanalyse du mouvement des représentations sociales à partir des catégories : (I) pratiques pédagogiques, (II) pratiques artistiques, (III), formation, (IV) Éducation de la Campagne, (V) mystique, (VI) Éducation transformatrice et (VII) Matérialisme historique dialectique. Ce mouvement a aussi été analysé à partir du logiciel Iramuteq, qui a permis la compréhension des objectivations, des ancrages et du contenu lexique des représentations sociales. Ces analyses ont mis en évidence que le processus de réélaboration des représentations sociales des sujets a lieu à partir de leur insertion dans lenseignement, moment engendrant des changements qui meuvent leurs représentations sur les pratiques artistiques, qui commencent à être vues comme des mécanismes pédagogiques de lutte pour une Éducation transformatrice et pour le renforcement de lidentité paysanne. Nous avons remarqué que la présence des pratiques artistiques dans les pratiques pédagogiques des sujets leur permet de développer des processus formatifs dans la discipline de langue portugaise comme formation interdisciplinaire, ce qui révèle limportance de la formation par champ de la connaissance : Langue, art et littérature, dans le processus de surmonter le cloisonnement des disciplines scolaires. Étant donné le moment actuel dexpansion des cours de licence en Éducation de la Campagne au Brésil, il est à souligner limportance de produire des analyses sur la relation entre la formation et les pratiques de ces professeurs de la Campagne.
Assunto: Educação
Arte Aspectos sociais
Professores Formação
Educação rural
Representações sociais
Escolas rurais
Movimentos sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW7MEQ
Data do documento: 1-Dez-2017
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