Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW9LQ8
Type: Tese de Doutorado
Title: Quando Sísifo alcança o topo da montanha: escolarização de longo curso, vida socioprofissional e disposições culturais de sujeitos de origem popular
Authors: Luiz Fernando de Oliveira
First Advisor: Maria José Braga Viana
First Co-advisor: Maria Amalia de Almeida Cunha
First Referee: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Second Referee: Priscila de Oliveira Coutinho
Third Referee: Licinia Maria Correa
metadata.dc.contributor.referee4: Rosa Maria da Exaltação Coutrim
metadata.dc.contributor.referee5: Écio Antônio Portes
Abstract: A presente tese resulta de uma pesquisa inserida no campo da Sociologia da Educação, especificamente entre os estudos pautados em dados qualitativos e desenvolvidos na escala microssociológica. Nela são também incorporados determinados conceitos da Sociologia Geral. O objetivo central da pesquisa foi o de compreender como quatro sujeitos de origem popular, longamente escolarizados, que atuam em profissões condizentes com o capital escolar de nível superior por eles adquirido e que passaram por processos de ascensão social se relacionam com culturas diversas, presentes em universos materiais e simbólicos diferentes, a saber: a cultura de seus respectivos meios de origem social e familiar, a cultura profissional e a cultura legítima, aquela mais comumente relacionada às disposições culturais das camadas sociais economicamente superiores. A faixa etária dos sujeitos pesquisados vai de 53 a 68 anos, e são eles: Edmar (ex-Oficial da Marinha Mercante Brasileira, engenheiro civil, embora não atue nessa profissão, e professor da educação básica), Sebastião (professor universitário aposentado e professor da educação básica), Vicente (professor universitário aposentado) e Gilberto (juiz de Direito). O trabalho de campo consistiu, basicamente, na realização de entrevistas em profundidade com os quatro sujeitos, a respeito do objeto construído. A coleta dos dados teve início em março de 2013 (por meio da realização de entrevistas informais, das quais a utilização dos áudios fora devidamente autorizada pelos entrevistados na ocasião da formalização dos trabalhos, e acadêmica e eticamente validada pela previsão do seu uso nos projetos submetidos às instâncias universitárias responsáveis pela apreciação ética e científica das pesquisas) e foi finalizada em julho de 2017, mês no qual uma última entrevista complementar foi realizada com um dos sujeitos. Os resultados da pesquisa apontam para determinadas hipóteses que parecem encontrar validade na escala individual, sobretudo nos quatro casos analisados. Tais hipóteses podem ser sintetizadas da seguinte maneira: por meio da escolarização em nível superior, mas sobretudo por meio de processos informais de socialização no mundo do trabalho, os sujeitos parecem ter incorporado a cultura específica de suas respectivas áreas de atuação profissional com uma intensidade que foi capaz de conferir a eles a permanência nas profissões ocupadas e de garantir-lhes uma evolução profissional estável e progressiva; as formas de relação dos sujeitos com a cultura legítima são variadas, e os graus de sua incorporação diversos, contudo, a maior ou menor familiaridade com essa cultura parece não interferir diretamente nos processos que envolvem a vida profissional e a vida social, de um modo geral, dos entrevistados; por fim, parece haver, da parte dos entrevistados, um esforço de não-deserção social e cultural, manifesto em uma verdadeira luta travada por eles contra a possibilidade de se distanciarem de suas origens.
Abstract: The present thesis results from a research inserted in the field of Sociology of Education, specifically amongst the studies based on qualitative data and developed in the microsociological scale. It also comprehends certain concepts of General Sociology. The main goal of the research was to understand how four long-schooled subjects from the low class walk of life, who work in professions that are in keeping with the higher education capital they have acquired and which have gone through social ascension processes are related to diverse cultures present in different material and symbolic universes, namely: the culture of their respective means of both social and family origins, also professional and legitimate culture, the one most commonly related to the cultural dispositions of the economically superior social class. The studied subjects age ranges from 53 to 68 years old, being them: Edmar (formerly a Brazilian Merchant Marine Officer, Civil Engineer, although he does not work in this profession, and a basic education teacher), Sebastião (a retired university professor and a basic education teacher), Vicente (a retired university professor) and Gilberto (Judge of Law). The fieldwork was basically consisted of in-depth interviews with the four subjects regarding the constructed object. The data collection began in March 2013 (through informal interviews, with previously duly authorized recordings by the interviewees at the time of the work formalization and academic and ethically validated by the prediction of their use in the submitted projects to university bodies responsible for the ethical and scientific evaluation of this research) and was finished in July 2017, when a last complementary interview was conducted with one of the subjects. The results of the research point to certain hypotheses that seem to find validity in the individual scale, especially in the four analyzed cases. Such hypotheses can be summarized as follows: through higher education, but mainly through informal processes of socialization in the world of labor, the subjects seem to have incorporated the specific culture of their respective areas of professional activity with an intensity that was able to grant them a longer continuance in their occupations and to guarantee them a stable and progressive professional development; the subjects relationship approach with the legitimate culture is varied, as it is diverse the degrees of their incorporation, however, the greater or less familiarity with this culture seems not to interfere directly in the processes that involve, in general, those interviewed professional and social lives; finally, there seems to be a social and cultural non-desertion effort from those interviewed, expressed in a real struggle waged by them against the possibility of distancing themselves from their origins.
Subject: Trabalho
Sociologia educacional
Educação
Socialização profissional
Ensino superior Aspectos sociais
Cultura
Classes sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW9LQ8
Issue Date: 14-Dec-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese___luiz_fernando_de_oliveira.pdf3.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.