Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW9MRU
Type: Tese de Doutorado
Title: Afiliação institucional e intelectual de estudantes cotistas de cursos de alta demanda e seletividade social da Universidade Federal de Santa Catarina
Authors: Francini Scheid Martins
First Advisor: Maria Jose Nunes Braga
First Referee: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
Second Referee: Maria Amalia de Almeida Cunha
Third Referee: Antonio Julio de Menezes Neto
metadata.dc.contributor.referee4: Lucidio Bianchetti
metadata.dc.contributor.referee5: Rosa Maria da Exaltação Coutrim
Abstract: Esta tese apresenta resultados da pesquisa Afiliação institucional e intelectual de estudantes cotistas de cursos de alta demanda e seletividade social da Universidade Federal de Santa Catarina, realizada junto a estudantes oriundos das camadas populares que ingressaram em cursos de alta demanda e seletividade social, como Direito, Engenharia Civil e Medicina, na Universidade Federal de Santa Catarina, via Política de Ações Afirmativas. Objetivou-se, a partir da análise individual de trajetórias acadêmicas, desvelar as experiências vivenciadas durante a permanência na universidade para compreensão dos processos de afiliação institucional e intelectual (COULON, 2008). O estudo apresentado inspira-se em um movimento de reorientação dos estudos sociológicos, mais especificamente, o modelo teórico metodológico da sociologia a escala individual desenvolvido por Lahire (1997; 2002; 2004), que propõe como estudo os casos singulares do social e a reconstituição de quadros de ação sensíveis às desigualdades sociais. Na tentativa de estabelecer um diálogo entre a teoria da análise das singularidades proposta por Lahire (1997; 2004) e os processos de afiliação (COULON, 2005; 2008) no ensino superior, foram analisadas condições de permanência de estudantes cotistas. A fim de colocar em debate os novos e velhos impasses e as contradições do ensino superior brasileiro, especialmente da universidade pesquisada, três frentes de investigação foram trabalhadas: condição econômica dos atores sociais pertencentes ao grupo analisado para permanecerem na universidade; integração social durante a trajetória acadêmica; desempenho acadêmico elementos cruciais à investigação dos processos de afiliação institucional e intelectual. Evidencia-se que as desigualdades socioeducacionais entre os estudantes não são eliminadas pela entrada de jovens das camadas populares na universidade, portanto, buscouse, deste modo, uma aproximação fiel à condição de estudante cotista experimentada pelos jovens, de seus percursos formativos, de como a herança do improvável sucesso escolar, por pertencerem a meios populares, se reverte em prolongamento da escolarização em cursos de alta demanda e seletividade social. Aponta-se a necessidade de intensificação de projetos e ações da universidade nas três frentes analisadas a fim de garantir experiências universitárias mais prazerosas, constituídas por menores dificuldades e percalços, oferecendo elementos de cunho objetivo/material como também psicoemocionais, que assegurem a terminalidade dos cursos frequentados.
Abstract: This thesis presents results of the research Institutional and intellectual affiliation of quota students of high demand and social selectivity courses of the Federal University of Santa Catarina, held with students from the popular classes who entered courses of high demand and social selectivity, such as Law, Civil Engineering and Medicine, Federal University of Santa Catarina, via Affirmative Action Policy. The objective of this study was to analyze the experiences of the university students in order to understand the processes of institutional and intellectual affiliation (COULON, 2008). The present study is inspired by a movement of reorientation of sociological studies, more specifically the theoretical methodological model of sociology at the individual scale developed by Lahire (1997, 2002, 2004), which proposes as a study the singular cases of social and the reconstitution of frameworks that are sensitive to social inequalities. In an attempt to establish a dialogue between the theory of analysis of singularities proposed by Lahire (1997; 2004) and the processes of affiliation (COULON, 2005; 2008) in higher education, the conditions of stay of quota students were analyzed. In order to discuss new and old impasses and contradictions of Brazilian higher education, especially of the researched university, three fronts of research were worked out: the economic condition of the social actors belonging to the group analyzed to remain in the university; social integration during the academic trajectory; academic performance - crucial elements to the investigation of institutional and intellectual affiliation processes. It is evident that the socio-educational inequalities among students are not eliminated by the entry of young people from the popular classes in the university, therefore, in this way, a faithful approach was sought to the condition of quota student experienced by young people, their formative paths, the inheritance of improbable school success due to belonging to the popular means reverts in prolongation of schooling in courses of high demand and social selectivity. It is pointed out the need to intensify university projects and actions in the three fronts analyzed in order to guarantee more pleasant university experiences, constituted by smaller difficulties and mishaps, offering objective / material elements, as well as psycho-emotional ones, that assure the termination of the courses attended.
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW9MRU
Issue Date: 11-Dec-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_fran_final.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.