Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW9NGH
Type: Tese de Doutorado
Title: Dois tempos, vários lugares: trabalho e emancipação em alternância
Authors: Leandro Luciano da Silva
First Advisor: Maria de Fatima Almeida Martins
First Referee: Geraldo Márcio Alves dos Santos
Second Referee: Núria Hanglei Cacete
Third Referee: Fernando Conde Veiga
metadata.dc.contributor.referee4: Rogério Omar Caliari
Abstract: O presente estudo buscou revelar o potencial emancipatório da Pedagogia da Alternância no âmbito da Escola Família Agrícola de Tabocal (EFA-Tabocal), localizada na Comunidade Primavera no município de São Francisco - Minas Gerais. Para atender ao propósito deste estudo, optou-se pela pesquisa do tipo etnográfica. Ao eleger a Alternância como objeto de análise, o pesquisador se comprometeu em adotar o caminho da alternância pelo Gerais Mineiro. Tempo Escola e Tempo Comunidade ditaram o tempo e o espaço da pesquisa. Foi necessário fazer o caminho dos alunos, e reconhecer nestes tempos o que os sujeitos envolvidos no processo educativo da Alternância têm a dizer sobre ela. Observou-se que a Pedagogia da Alternância não se resume aos dois tempos, mas, forja-se em dois tempos e vários lugares, que não são independentes, mas se amalgamam no processo de ensino-aprendizagem, no qual o trabalho é categoria central. Os resultados evidenciam o que a Alternância significa para os alunos, famílias e comunidades envolvidas no projeto pedagógico. Percebeu-se que a Escola Família Agrícola Tabocal não é simplesmente um projeto contra-hegemônico de educação, mas, sim, um projeto carregado de vida e de esperança das comunidades envolvidas. O alternante não é um investimento vivo da família; é um investimento comunitário. Não se espera dele que seja apenas um bom aluno, mas também um agente transformador da realidade de cada comunidade que o envia à escola. Por isso, pode-se concluir que o potencial emancipatório da alternância está na aproximação, no envolvimento dos sujeitos [aluno, escola, comunidade], que contribuem para a formação omnilateral do alternante e municia-o de instrumentos que lhe proporcionam a capacidade de autodeterminação e transformação de sua realidade e da realidade de sua comunidade.
Abstract: The purpose of the present study is to expose the emancipatory potential of Pedagogy of Alternation within the Tabocal Agricultural Family School (EFATabocal), located in the Primavera Community - São Francisco - Minas Gerais. Ethnographic research was chosen to meet the purpose of the study. Electing Alternation as the object of analysis, the researcher assumed to adopt the path of alternation in the Gerais area of Minas Gerais. School time and community time dictated time and space of the research. Therefore, it was necessary to track the path of the students and to recognize what the subjects involved in the educational process of alternation say about it. It was observed that Pedagogy of Alternation is not limited to school time and community time, but forged by both "times" and in several places, which are not independent, but are amalgamated in the process of teaching and learning in which work is a dominant category. The results show what alternation means for the students, families and communities involved in this pedagogical project. It was noticed that the Tabocal Agricultural Family School is not simply an anti-hegemonic project of education, but a project loaded with life and hope from the communities involved. The alternant is not a living investment of the family, but a community investment. It is not expected that students only accomplish academical goals, but that they transform reality in each community. Thus, it can be concluded that the emancipatory potential of alternation happens through closeness, from the involvement of the subjects [student, school, community], that contribute to the omnilateral formation of the alternant and provide self-determination instruments for reality and community transformation.
Subject: Educação para o trabalho
Educação
Educação rural
Comunidades agrícolas
Trabalhadores rurais Educação
Famílias rurais
Escolas rurais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW9NGH
Issue Date: 8-Dec-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.