Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFJ8W
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Infância, experiência e ensino de filosofia
Authors: Ayany Priscila Pires de Souza
First Advisor: Renata Pereira Lima Aspis
First Referee: Bernardo Jefferson de Oliveira
Second Referee: Olimpio Jose Pimenta Neto
Third Referee: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo trabalhar com os conceitos de Infância e Experiência recorrendo ao filósofo contemporâneo Giorgio Agamben, à luz de sua obra Infância e História. Além dessa obra, para explorar as ideias extraídas desses dois conceitos, serão utilizados outros pensadores que contribuem para a articulação entre os conceitos citados. Agamben aponta, no livro em questão, para a incapacidade do homem contemporâneo de traduzir sua vida em experiência. Diante de tal escassez, o filósofo pensa a experiência em um novo lugar, a infância, afirmando-a como o lugar originário da experiência humana. Também ocupa esse lugar constitutivo de uma relação original, além da infância, a linguagem. Apesar de a infância possuir uma dimensão anterior à linguagem, a linguagem coexiste com a infância, resultando em um movimento em que a linguagem se coloca como lugar para a experiência tornar-se verdade. Pretende-se pensar e problematizar a relação entre infância e experiência no contexto da Filosofia como disciplina, por isso, a concepção ou o modo de ensinar essa disciplina é questionado. O que motiva esta investigação é minha experiência como docente, minhas inquietações da prática com esse ensino, constatando nele, por vezes, a ausência de infância e experiência. O mestrado profissional em educação possibilita a criação de saídas para as práticas docentes, pois, muitas vezes, o ensino de Filosofia pauta-se na transmissão da história da Filosofia ou na discussão de temas já consagrados, fazendo com que pensamentos, inquietudes e questões que são legítimas para os alunos sejam descartados. A curiosidade, o espanto e a sede por experiência comuns à infância (a toda infância) cada vez mais tendem a ser encobertos por exigências curriculares, institucionais e de concepção do ensino de Filosofia que levam o aluno, assim como o professor, a uma pobreza de experiência e de pensamento. Por isso, buscam-se estratégias que ultrapassem o que já é comum no ensino de Filosofia, História da Filosofia ou temas consagrados pela disciplina. Com base nos problemas gerados pela prática, passando pelo estudo conceitual, elabora-se o produto, e a pretensão é encorajar professores a criar possibilidades de experiência filosófica em sala de aula. A hipótese aqui defendida é a de que o professor deveria permitir a infância, que é a experiência de autoridade do aluno, captando ideias e questões, deixando que os alunos de fato filosofem, criem ideias, construam os próprios discursos e formas de pensar.
Abstract: This thesis aims at working with the concepts of infancy and experience, based on the contemporary philosopher Giorgio Agamben and his work Infancy and History. In addition to this book, in order to explore the ideas extracted from these two concepts, other thinkers who contribute for the articulation between the cited concepts are included. Agamben points, in the book in question, at the contemporary mans incapacity for translating life into experience. Faced with such scarcity, the philosopher thinks existence in a new place, the infancy, stating that it is the original place of human experience. Language also occupies that spot, constituting an original relation. Despite the fact that infancy belongs to a dimension that comes prior to language, it coexists with infancy, resulting in a movement in which language is set as a location for experience to become the truth. The intention is to think and problematize, in the text, the relationship between infancy and experience in the context of Philosophy as a field, thus questioning the mode for teaching it. The motive for this investigation is my experience as a teacher, my discomfort with the practice of Philosophy teaching, as I perceived, a few times, an absence of infancy and experience. The professional masters degree course in Education carries that value of enabling the creation of possible escapes for some teaching practices, because, quite often, the teaching of Philosophy is based on the transmission of the History of Philosophy or the discussion of wellestablished themes. Therefore, students thoughts and inquietudes, their legitimate issues, are left out of the discussion. Curiosity, awe, and the thirst for knowledge, common to infancy (to all infancy), increasingly tend to be suffocated by curricular and institutional demands, along with a conception of the teaching of Philosophy that causes in the student, as well as in the teacher, a poverty of experience and thinking. That is why strategies that surpass what is already common in teaching Philosophy, its history or its known themes become necessary. From the problems generated in the practice, through a conceptual study, the product is elaborated, aiming at encouraging teachers to create possibilities of philosophical experiences in the classroom. The hypothesis defended in this thesis is that the teacher should allow infancy, which is the students authority experience, catching ideas and issues, and letting students, in fact, exercise Philosophy, create ideas, create their own discourses and ways of thinking.
Subject: Filosofia Crianças
Educação
Experiência
Infância
Filosofia Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFJ8W
Issue Date: 4-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___ayany_pires___complet_ssimo___fae___revisada_0k.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.