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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Os spams e a polifonia informacional: práticas de indexação social e o comportamento linguageiro dos spammers em sites de compartilhamento de vídeos
Autor(es): Priscila Oliveira da Mata
Primeiro Orientador: Maria Aparecida Moura
Primeiro membro da banca : Carlos Frederico de Brito D Andrea
Segundo membro da banca: Silvana Drumond Monteiro
Terceiro membro da banca: Graziela Correa de Andrade
Resumo: No contexto da web colaborativa e seus agenciamentos sociotécnicos, verifica- se a intensificação dos fluxos informacionais e amplia-se a possibilidade de engajamentos de novas práticas relacionadas à organização da informação em ambientes colaborativos digitais. Os spammers são sujeitos e ou procedimentos automáticos que engajam práticas de atribuição de metadados e comportamento linguageiro disseminando spams acoplados aos conteúdos de maior popularidade, com o propósito de ampliar a visibilidade de seus conteúdos. A pesquisa teve como objetivo identificar, sistematizar e analisar, pelo viés da Semiótica Peirceana, o comportamento informacional dos spammers em ambientes colaborativos digitais de compartilhamento de vídeos que utilizam a linguagem natural como forma de gerenciamento da informação. Buscou-se o aprofundamento da discussão sobre a prática spammer considerando três movimentos: infraestrutura técnica (descrição do spammer como uma questão computacional e como uma questão informacional); representação e descrição (spammer como uma prática alternativa para representação da informação); sua apropriação sociocultural (ação de apropriação da rede em virtude dessa prática). Para a realização do estudo adotou-se a Semiótica Peirceana como marco teórico e a triangulação de métodos. Adotaram-se a Netnografia para o monitoramento, a observação, a identificação, a descrição dos registros de atividades e a Análise de Conteúdo para a descrição, interpretação, realização de inferências e categorização das práticas spammers. Tomou-se como referência empírica o site de compartilhamento de vídeos YouTube. Como resultados obtiveram-se uma descrição e uma tipologia da prática spammer e a análise da sua repercussão na organização e recuperação da informação em ambientes colaborativos digitais de compartilhamento de vídeos.
Abstract: In the context of collaborative web and social-technical mediation, the intensification of information flows and the increasing on the possibility of engagement of new practices related to the organization of information can be verified in digital collaborative environments. Spammers are subject and or automatic procedures that engage assignment practices metadata and linguistic behavior, that spread spam coupled to the greater popularity of content, in order to increase the visibility of it. This research aimed to identify, systematize and analyze, based on the perspective of Peircean Semiotics, the information behavior of video sharing spammers in digital collaborative environments using natural language as a way of managing information. Besides, it was an opportunity to deepen the discussion on the spammer practice considering three movements : technical infrastructure (spammer description as a computational issue and as an informational issue); representation and description (spammer as a practical alternative to the information representation); and social-cultural appropriation (network appropriation of action because of this practice). For the study it was adopted Peircean Semiotics as theoretical framework and triangulation methods. Netnography was adopted for monitoring, observation, identification, description of activity logs and content analysis for the description, interpretation, making inferences and categorization of spammers practices. It was taken as empirical reference the YouTube video sharing website. A description and type of spammer practice and the analysis of the impact on the organization and information retrieval in video sharing digital collaborative environments were the results obtained from this study.
Assunto: Redes de relações sociais em linha
Ciência da Informação
Organização da informação
Web 20
YouTube (Recurso eletrônico) eses
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AX2KHR
Data do documento: 13-Abr-2016
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