Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AXWFKP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Monica Freitas Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marcelo Grossi Araujopt_BR
dc.contributor.referee1Cristiane de Freitas Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2Leonardo Cancado Monteiro Savassipt_BR
dc.creatorMírian Santana Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T21:14:44Z-
dc.date.available2019-08-14T21:14:44Z-
dc.date.issued2017-07-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AXWFKP-
dc.description.abstractIn the context of public health policies in Brazil and in most part of the countries of the world, Health Promotion has a fundamental role that is useful as a theoretical basis for planning and execution of health actions. Among the essential aspects of practice for health promotion are building relationships, increasing individuals self knowledge, agreeing priorities and goals, the rational use of health resources, and experiencing the results. These aspects pervade all the principles of Patient Centered-Medicine, which, in addition to provide a theoretical framework, propose techniques that help health professionals - specially physicians - in clinical practice. The Patient-Centered Clinical Method (PCCM) proposes that the patient become protagonist of his own health and places it as a focus on the medical consultation and active participant in achieving priorities and decision making for care. However, there is still a gap in current medical training regarding PCCM and a challenge to incorporate its teaching in the curricula of undergraduate medical courses. This study aims to analyze the use of PCCM and its difficulties by undergraduate students in medicine, especially with regard to health promotion and propose a strategy for their inclusion in medical education. A research was conducted through descriptive qualitative methodology, following an interpretative paradigm, analyzing contents of audios recorded from videofeedback of medical appointment made by students. It was found that students have little prior knowledge about the method, and that after getting in touch with it, they point out that the main difficulty in its use is the lack of familiarity and practice. They also recognized the PCCM as a superior tool compared to the traditional clinical method, and had a perception that it should be explored throughout the medical school, and made suggestions for methodologies for its insertion, such as: an emphasis on practice, supervision of teachers in students' anamneses, content collection in the theoretical and practical formal evaluations, adoption of a personcentered anamnesis script, practice of role-plays and videofeedback of recorded consultations.pt_BR
dc.description.resumoNo contexto das políticas públicas de saúde do Brasil e de grande parte dos países do mundo, a Promoção de Saúde ocupa papel fundamental que serve de base teórica para o planejamento e execução de ações em saúde. Entre os aspectos essenciais da prática para a promoção da saúde estão o aumento da autoconsciência e autonomia dos indivíduos, o aprofundamento do relacionamento entre profissional e pessoa assistida, com negociação de prioridades e pactuação de metas para o cuidado, e o uso racional dos recursos em saúde. Tais aspectos perpassam por todos os princípios do Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP), que formam um arcabouço teórico propondo técnicas que auxiliam os profissionais de saúde, principalmente os médicos, na prática clínica. O MCCP propõe que o paciente seja protagonista de sua própria saúde e o coloca como foco na consulta médica e participante ativo no estabelecimento de prioridades e na tomada de decisões. Porém, nota-se que ainda há uma lacuna na formação médica atual em relação ao MCCP e dificuldades de incorporação do seu ensino nos currículos dos cursos de graduação em medicina, principalmente porque as escolas ainda adotam um modelo biomédico. Este estudo teve por objetivo analisar a utilização do MCCP e suas dificuldades por estudantes de graduação em medicina, principalmente no que se refere à promoção de saúde e propõe uma estratégia para sua inserção na educação médica. A pesquisa se deu através de metodologia qualitativa, seguindo paradigma interpretativo, analisando conteúdos de áudios gravados a partir de videofeedback de consultas realizadas pelos estudantes. Verificou-se que os alunos têm pouco conhecimento prévio sobre o método, e que após o conhecerem, apontam que a principal dificuldade na sua utilização é a falta de familiaridade e prática. Também o reconhecem como uma ferramenta superior ao método clínico tradicional, julgam que seu ensino deveria ser explorado na graduação durante todo o curso, e propõem metodologias de ensino para sua inserção, como: a ênfase na prática, supervisão dos professores nas anamneses dos alunos, cobrança do conteúdo nas avaliações formais teóricas e práticas, adoção de um roteiro de anamnese centrado na pessoa, práticas de simulação de consultas (ou role-plays) e videofeedback de consultas gravadas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPromoção de Saúdept_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectMedicina Centrada na Pessoapt_BR
dc.subject.otherPromoção da Saúdept_BR
dc.subject.otherEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subject.otherEducação Médicapt_BR
dc.subject.otherMedicinapt_BR
dc.subject.otherAssistência Centrada no Pacientept_BR
dc.titleO método clínico centrado na pessoa na formação médica como ferramenta de promoção de saúde: aplicação e dificuldades na utilização por estudantes de medicinapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.