Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AXWKTF
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Uso de fontes de informação por gestores de startups
Autor(es): Flavia de Souza Magalhães Fonseca
Primeiro Orientador: Ricardo Rodrigues Barbosa
Primeiro membro da banca : Monica Erichsen Nassif
Segundo membro da banca: Frederico Cesar Mafra Pereira
Resumo: Para ampliar o conhecimento no campo de estudos de fontes de informação, foram pesquisados os gestores de startups de Minas Gerais e as fontes de informação que mais utilizam nos ambientes organizacionais. A pesquisa caracterizou a relevância dos setores do ambiente externo para o negócio; os fatores que motivam a busca de informação por parte do gestor; o grau de relevância e confiabilidade das fontes de informação; e o compartilhamento de informações dentro da organização. Os gestores de startups foram escolhidos como usuários de informação e objetos deste projeto por representarem um segmento de empreendedores com alto impacto no desenvolvimento econômico mundial. Minas Gerais foi o estado escolhido por reunir a segunda maior comunidade de empreendedores de startups do Brasil. Os estudos relacionados ao uso de fontes de informação no contexto organizacional costumam privilegiar grandes ou médias corporações; as pequenas empresas e, especialmente, as startups, são objetos de pesquisa pouco explorados na literatura acadêmica; os estudos concentram-se no campo da Administração de Empresas, com pouca ênfase na Ciência da Informação. Este projeto pretende suprir parte desta lacuna, dando luz à realidade desses pequenos e notáveis empreendedores. A metodologia de pesquisa foi baseada na combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Para a coleta de dados quantitativos, foi utilizado o modelo de survey. Foram obtidas 60 respostas de empreendedores em um universo de cerca de 400 startups no Estado. Após a análise de resultados, como método de pesquisa qualitativo, foram realizadas entrevistas com três gestores envolvidos com programas de incubação, aceleração e investimento em startups, para que os dados fossem discutidos. A pesquisa demonstrou que os empreendedores reconhecem os clientes e a tecnologia como principais setores do ambiente externo que afetam os negócios; a preocupação em buscar informações para gerar inovações e embasar decisões; a relevância e a confiabilidade atribuída às fontes de informação internas, como sócios/empregados e bases de dados próprias; a relevância de novas fontes digitais de informação em detrimento de fontes tradicionais; e o compartilhamento de informações por meio de contatos informais
Abstract: To increase the knowledge in the field of studies of information sources, the managers of startups in Minas Gerais and the sources of information that they used most in the organizational environments were investigated. The research featured the relevance of the external environment sectors for business; the factors that motivate the manager to seek information; the degree of relevance and reliability of information sources; and the sharing of information within the organization. Startups managers were chosen as users of information and objects of this project because they represent a segment of entrepreneurs with a high impact on world economic development. Minas Gerais was the chosen state for gathering the second largest community of startup entrepreneurs in Brazil. The studies related to the use of information sources in the organizational context usually privilege large or medium corporations; small companies, and especially startups, are little explored in the academic literature; the studies focus on the field of Business Administration, with little emphasis on Information Science. This project intends to fill some of these gaps, giving light to the reality of these small and notable entrepreneurs. The research methodology was based on the combination of quantitative and qualitative methods. For the collection of quantitative data, the survey model was used. We obtained 60 responses from entrepreneurs in a universe of about 400 startups in the state. After the analysis of results, as a qualitative research method, interviews were conducted with three managers involved in incubation, acceleration and startup investment programs, in order to discuss the data. Research has shown that entrepreneurs recognize customers and technology as key external environment sectors that affect business; the concern to seek information in order to generate innovation and support decisions; the relevance and reliability attributed to internal information sources, such as partners/employees and their own databases; the relevance of new digital information sources over traditional sources; and the sharing of information through informal contacts
Assunto: Empreendedorismo Fontes de informação
Empreendedorismo Minas Gerais
Gestão de negócios
Ciência da Informação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AXWKTF
Data do documento: 2-Mai-2017
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