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dc.contributor.advisor1Ramon Molina Vallept_BR
dc.contributor.referee1Rudolf Huebnerpt_BR
dc.contributor.referee2Sergio de Morais Hanriotpt_BR
dc.creatorVinicius Goncalves Rimsapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T13:21:32Z-
dc.date.available2019-08-11T13:21:32Z-
dc.date.issued2018-02-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AYMPLZ-
dc.description.abstractThe purpose of the present work is to implement a code in MATLAB software to perform a simulation of the closed cycle of a compression ignition engine, obtaining the general parameters of performance, such as pressure curve in the cylinder, power, torque and specific consumption. The code consists in a zerodimensional simulation in which it is sought the solution of a set of ordinary differential equations that model the thermodynamic processes occurring with the gases in the cylinder of the engine. A control volume is considered, being limited by the inner walls of the cylinder and the conservation of mass and energy were applied to this volume. The gases are considered ideal and having uniform properties at all points within the control volume. Annands correlation is used to simulate the heat transfer to the cylinder walls and Wiebes Law is used to simulate the rate of burning of the air-fuel mixture. The numerical method used to solve the equations is the Euler Method. The validation/calibration of the model was done in three steps: first, for a given engine, the full load condition was fixed and the speed was varied (2000 rpm, 1800 rpm and 1700 rpm). These three points were simulated and the data obtained were compared with the experimental data. Then, for the same engine, the speed was set at 2000 rpm and the load was varied (full load, 60% full load and 40% full load). These three points were simulated and the data obtained were compared with the experimental data. Finally, the maximum power condition was set for two different engines. The data from these two points were then compared with the experimental data. The absolute percentage error (MAPE) between the simulated pressure curve and the experimentally obtained pressure curve was calculated, besides the error between the brake power given by the engine manufacturer and the brake power calculated by the simulation. For the brake power, the largest absolute error found was 3.07%. The MAPE between the curves ranged from 4.1% to 6.9%. The analysis of the values of the differences mentioned above and the fact that the simulation is completed in times of the order of seconds has led to the conclusion that the developed method/program is adequate to the proposal of providing the global performance parameters of a compression ignition engine in a practical and fast way, with low errorspt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral implementar um código no programa MATLAB para realizar uma simulação do ciclo fechado de um motor de ignição por compressão, obtendo os parâmetros gerais de desempenho, como a pressão no cilindro, potência, torque e consumo específico. O código consiste em uma simulação zerodimensional de uma zona em que se busca a solução de um conjunto de equações diferenciais ordinárias que modelam os processos termodinâmicos que ocorrem com os gases no cilindro do motor. É considerado um volume de controle limitado pelas paredes do interior do cilindro e aplicadas a conservação de massa e de energia a este volume. Os gases são considerados ideais e tendo propriedades uniformes em todos os pontos no interior do volume de controle. A correlação de Annand é utilizada para a simulação da transferência de calor para as paredes do cilindro e a Lei de Wiebe utilizada para a simulação da taxa de queima da mistura ar-combustível. O método numérico utilizado para a solução das equações é o Método de Euler. A validação/calibração do modelo foi feita em três etapas: primeiro, para um dado motor, fixou-se a condição de plena carga e variou-se a rotação (2000 rpm, 1800 rpm e 1700 rpm). Estes três pontos foram simulados e os dados obtidos foram comparados com os dados experimentais. Depois, para o mesmo motor, fixou-se a rotação em 2000 rpm e variou-se a carga (plena carga, 60% da plena carga e 40% da plena carga). Estes três pontos foram simulados e os dados obtidos foram comparados com os dados experimentais. Por fim, fixou-se a condição de potência máxima para dois motores diferentes. Os dados destes dois pontos foram então comparados com os dados experimentais. Foram calculados a média do erro percentual absoluto () entre a curva de pressão simulada e a curva de pressão medida experimentalmente, além do erro entre a potência de eixo indicada pelo fabricante dos motores e a calculada pela simulação, em todos os pontos citados. Para a potência de eixo, a maior diferença encontrada, em módulo, foi de 3,07%. O entre as curvas variou de 4,1% a 6,9%. A análise dos valores das diferenças citados acima e o fato da simulação ser completada em tempos da ordem de segundos levou à conclusão de que o método/programa desenvolvido se adequa à proposta de fornecer os parâmetros globais de desempenho de um motor de ignição por compressão de forma prática, rápida e com baixos índices de erropt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.subjectMotor de ignição por compressãopt_BR
dc.subjectCiclo dieselpt_BR
dc.subjectMATLABpt_BR
dc.subjectSimulação zerodimensionalpt_BR
dc.subject.otherMotores de combustão internapt_BR
dc.subject.otherAutomóveis Igniçãopt_BR
dc.subject.otherMATLAB (Programa de computador)pt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um modelo zerodimensional de uma zona para estudo dos parâmetros de combustão e desempenho de um motor de ignição por compressãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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