Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-B3WKVS
Type: Monografias de Especialização
Title: Qualidade e permanência: um olhar sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas
Authors: Alba Valeria Freitas Dutra
First Advisor: Jurema Ribeiro Faria
First Referee: Maria de Fatima Almeida Martins
Abstract: O presente trabalho buscou analisar o Programa Mais Cultura nas Escolas, que consiste em uma iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), e tem por finalidade fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais. Analisou-se o programa considerando que ele foi pensado para contribuir para a melhoria na qualidade da educação, incluindo as camadas empobrecidas no exercício do direito à educação básica de qualidade e na problematização da situação de pobreza como situação que exige equidade nas propostas apontados como caminhos de superação. Apresenta-se algumas considerações a respeito da intersetorialidade no que diz respeito às políticas sociais de transferência de renda e alguns relatos de experiências por parceiros culturais de Pontos de Cultura em Minas Gerais e Porto Alegre. Este estudo apontou que os pressupostos do Programa Mais Cultura em suas especificidades estão em consonância com a literatura aqui citada, e visam interferir na realidade de currículos hegemônicos e moralizantes que reforçam a exclusão e o fracasso escolar dos alunos circunscritos na pobreza. O Mais Cultura, em seus pressupostos, teve em seu cerne a intenção de aproximar áreas que seriam inseparáveis quando se trata de educação integral e de tornar mais real e vivo o cotidiano das escolas, articulando o saber, o fazer, o conhecer e o fruir. Entretanto, o seu curto tempo de existência não permitiu uma análise mais profunda, nem o seu aprimoramento, dada a sua interrupção. No entanto, se pode perceber que apresentava indícios de que percorreria o caminho de enfrentamento das desigualdades no campo do capital simbólico.
Abstract: The present work sought to analyze the program Mais Cultura nas Escolas (More Culture in Schools), an inter-ministerial initiative implemented by Ministério da Cultura (Ministry of Culture MINC) and Ministério da Educação (Ministry of Education MEC), which aims at fostering actions that promote congruence between the pedagogical project in public schools contemplated by the government programs Mais Educação (More Education) and Ensino Médio Inovador (Innovative Middle School) and ongoing cultural and artistic experiences in local communities. The program was analyzed having in mind that it was conceived in order to contribute to the improvement of educational quality, by including the members of the impoverished population into the exercise of their right to quality basic education and into the problematization of poverty as a situation that demands equality in the proposals indicated as paths to overcome it. Considerations are presented here in with regards to inter-sectorial aspects concerning income transfer social policies. Accounts by Cultural counterparts of their experiences in Pontos de Cultura (Culture Spots) in the State of Minas Gerais and in the southern city of Porto Alegre are also contemplated. This study indicated that the assumptions underlying the Programa Mais Cultura in its specificities are in consonance with the literature mentioned herein, which aim at interfering with the reality of hegemonic and moralizing curricula that reinforce exclusion and scholastic failure for students circumscribed by poverty. Mais Cultura had at its core the intention of approaching areas that would be inseparable as to full time education and of making daily life in schools more real and lively, articulating awareness, action, knowledge and enjoyment. However, its short existence did not allow for a deeper analysis, nor its improvement, given that it was interrupted. One can nevertheless perceive the signs it would fulfill its role by tackling inequalities in the field of symbolic capital.
Subject: Educação 
Fracasso escolar  
Sociologia educacional
Igualdade  
Renda Distribuição  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-B3WKVS
Issue Date: 10-Jan-2017
Appears in Collections:Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
espeducacaopobrezadesigualdadesocial_albavaleriafreitasdutra_monografia.pdf660.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.