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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Divirta-se quem puder: história e lazer em Belo Horizonte através da revista Semana Illustrada, 1927-1928
Authors: Andreza Gonsalez Rodrigues Mota
First Advisor: Cleber Augusto Goncalves Dias
First Referee: Andre Maia Schetino
Second Referee: Silvio Ricardo da Silva
Abstract: Este estudo se foca na investigação e análise das diversões retratados pela revista Semana Illustrada, através das suas publicações de 1927 e 1928, circulantes em Minas Gerais e atualmente localizadas no acervo da Hemeroteca Histórica da Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Belo Horizonte, MG). Uma das principais características da revista, que a distinguia da concorrência na época, era a capacidade de publicar imagens auto-explicativas; isto é, elas não exigiam textos auxiliares para que o conteúdo fosse entendido pelo público. Ainda que de vida efêmera, de caráter noticiário, artístico, humorístico, crítico e literário, Semana Illustrada evidenciou em suas páginas a apropriação dos espaços públicos pelas camadas mais abastadas da sociedade mineira, tais como a missa, o footing, os picnics, o carnaval e os sports. Além disso, a revista fazia questão de prestigiar as várias aparições de membros da alta sociedade em espaços privativos, criados especificamente para o encontro da elite, como o Cassino Capitólio e o Theatro Municipal; cinemas como o Glória, o Avenida e o Pathé, sem faltar os bares como o Stadt Wien, Grande Hotel e Império. A omissão, quase que total, de conflitos trazidos pela urbanização era representada em seu conteúdo perene, apesar do criticismo ser característica de sua definição em seu Expediente e estar presente em algumas capas, crônicas, versos e ilustrações. Constituindo uma das características importantes do periódico, seu caráter comercial evidenciou sua preocupação com a formação de um mercado consumidor. Por fim, de forma geral notou-se que, em síntese, há um grande indicativo de que o grande público alvo da Semana Illustrada era constituído por jovens estudantes e adultos etilizados, sendo os consumidores dos sofisticados produtos e dos novos hábitos da modernidade publicados no periódico, incluindo as diversões. Afinal, as camadas médias, alfabetizadas e mais afortunadas que ocupavam os espaços na revista, com a justificativa e esforço do periódico em mostrar que somente as mesmas ocupavam os espaços da cidade.
Abstract: This paper focuses on the research and analysis of the leisure portrayed by Semana Illustrada magazine, mainly based on the publications distributed in the state of Minas Gerais, Brazil, between the years of 1927 and 1928, currently stored in the Historical Newspaper Library's collection of the State Public Library Luiz de Bessa (Belo Horizonte, MG). One of the main features of the magazine, which distinguished it from the competition at the time, was the ability to publish self-explanatory images; that is, they did not require auxiliary texts to be understood. Despite of its short lifespan, "Semana Ilustrada" ("Illustrated Week") used to publish content about the appropriation of public spaces by the most wealthy layers of Minas Gerais society, such as mass, jogging (written as footing at the time), picnicking, sports (written as sportes at the time), as well as articles of artistic, humorous, critical, literary and also news format. In addition, the magazine made a point of honoring the various members of the high society when they show up in private spaces created specifically for the elite meeting, such as the Cassino Capitólio and the Theatro Municipal; movie theaters like Glória, Avenida and Pathé, without missing some pubs like "Stadt Wien", "Grande Hotel" and "Império". But the almost complete omission of conflicts brought about by urbanization was represented in its continuous content, although criticism is characteristic of its definition in its working hours and present in some covers, chronicles, verses and illustrations. Being one of the newspaper's important characteristics, its commercial character evidenced its concern with the formation of a consumer market. Finally, in general it was noted that, in summary, there is a great indication that the great target audience of "Illustrated Week" was composed of young students and adults, being the consumers of the sophisticated products and the new habits of modernity published in the journal, including amusements. After all, the average, literate and more fortunate layers that occupied the spaces in the magazine, with the justification and effort of the newspaper to show that only the same occupied the spaces of the city.
Subject: Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-B76MK5
Issue Date: 24-Jul-2018
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