Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-B9QMY6
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Desenvolvimento de atividades de pesquisa nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais
Autor(es): Jose Eduardo Borges Moreira
Primeiro Orientador: Rosemary Dore Heijmans
Primeiro membro da banca : Antonio Julio de Menezes Neto
Segundo membro da banca: Remi Castioni
Terceiro membro da banca: João Bosco Laudares
Quarto membro da banca: Sabina Maura Silva
Resumo: O objetivo central deste trabalho é proceder a uma investigação sobre o desenvolvimento de atividades de pesquisa nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais) do estado de Minas Gerais, no período de 2008 a 2014. A investigação de fatores que influenciam a oferta e a realização de atividades de pesquisa nesses Institutos se deu por meio da análise de legislação específica e de documentos sobre educação profissional produzidos no País, em especial a partir dos anos 1990, além da coleta de dados pela aplicação de questionários eletrônicos e realização de entrevistas a docentes e gestores dos Institutos pesquisados. Os estudos se concentraram na busca de evidências de que a histórica dualidade estrutural e política da educação no Brasil, entre a formação geral e a formação para o trabalho, continuaram a ser mantidas, mesmo com a realização das reformas educacionais da educação profissional promovidas pelo governo do Partido dos Trabalhadores (PT), a partir de 2003. Tomando-se como ponto de partida o primeiro mandato do presidente Luis Inácio da Silva (Lula), este trabalho constrói-se a partir de dois eixos: a discussão sobre a dualidade educacional no País, entre formação geral e formação para o trabalho, e o desenvolvimento de atividades de pesquisa nos Institutos Federais, de 2008 até 2014. Criados em 2008, os Institutos Federais representam numericamente a maior expansão da Rede Federal de Educação Profissional de todos os tempos no País. Por isso, em 2012, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou uma auditoria operacional que resultou na publicação de um relatório com uma série de recomendações para os Institutos. Algumas das questões apontadas pelo TCU serviram de ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa, que sustenta a hipótese de que o ensino profissional no Brasil, desde seu início, esteve atrelado a uma série de políticas públicas que contribuíram para manter uma menor qualificação formal dos docentes da carreira de 1º e 2º graus e posteriormente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), em relação à carreira docente das Universidades Federais, o que poderia desfavorecer o desenvolvimento das atividades de pesquisa nos Institutos Federais de de Educação, Ciência e Tecnologia.
Abstract: The main objective of this work is to carry out a research on the development of research activities in the Federal Education, Science and Technology Institutes - Federal Institutes (IF), of Minas Gerais state, from 2008 to 2014. The investigation of factors that can influence the offering and implementation of research activities in these Federal Institutes occurred through the analysis of specific legislation and documents on education produced in the country, especially from the 1990s. Furthermore, additional data about the development of research in these Federal Institutes were collected through the application of electronic questionnaires and interviews with teachers and managers. Theoretical studies were made in order to show evidences that the historical duality of education in the country, between general education and training for work, is maintained even with the completion of the educational reforms of vocational education promoted by the government of President Lula, starting in 2003. Taking as its starting point the first term in office of Partido dos Trabalhadores (PT) at the federal level by the President Lula's government in 2003, this work is constructed from two axes: 1) the discussion about the schooling duality in the country, between general education and training for work, and 2) the development of research activities in the Federal Institutes from 2008 to 2014. Created in 2008, the Federal Institutes represent numerically the largest expansion of the Federal Network of Vocational Education of all time in the country. Because of that, in 2012 the Federal General Accounting Office (TCU) conducted an audit that resulted in the publication of a report with a series of recommendations to improve the performance of these Federal Institutes. Some of the questions pointed out by the TCU served as the starting point for the development of this research, which supports the hypothesis that vocational education in Brazil has been linked to a series of public policies that have contributed to maintaining a lower formal qualification of teachers from Federal Institutes in relation to the teaching career of the Federal Universities which could disadvantage the development of research activities at these Federal Institutes.
Assunto: Políticas públicas
Educação
Pesquisa educacional
Professores de ensino tecnico Formação
Ensino profissional
Pesquisa Ação em educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-B9QMY6
Data do documento: 11-Dez-2017
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