Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-BB2HRV
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Serviço de referência: práticas informacionais do bibliotecário
Authors: Gracirlei Maria de Carvalho Lima
First Advisor: Carlos Alberto Avila Araujo
First Referee: Leonardo Vasconcelos Renault
Second Referee: Alzira Karla Araújo da Silva
Abstract: A presente pesquisa é motivada pelo questionamento a respeito do serviço de referência, tendo como objetivo geral compreender como o Processo de Referência acontece na prática profissional, bem como identificar quais fatores influenciam a prática do bibliotecário no Processo de Referência levando-se em consideração o bibliotecário como um sujeito social que interage com outros sujeitos. Buscou-se estudar o processo de referência sob a perspectiva fenomenológica pela necessidade de compreender as práticas informacionais dos bibliotecários no seu cotidiano de trabalho. Para tanto, constituiu-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevista semiestuturada em profundidade com oito bibliotecárias de bibliotecas públicas, privadas, escolares universitárias e especializadas, que atuam no setor de referência, e com a observação do cotidiano dos participantes no local de trabalho. Os resultados apontam que o Processo de Referência, na prática, sofre influência de diversos fatores, como o ambiente da biblioteca, as experiências profissionais dos bibliotecários, a situação biográfica dos bibliotecários e dos usuários, que têm um uma historicidade de vida, uma bagagem de conhecimento e juntos constroem um Processo de Referência. A prática no serviço de referência advém da experiência, da vivência do dia a dia, consideradas mais importantes para a prática do que a graduação e as disciplinas relacionadas aos Serviços de Referência. O processo que predomina nas bibliotecas é o tradicional, com a presença do usuário na biblioteca, o Processo Educativo é pouco realizado e o Processo de Referência Virtual ainda é incipiente e pouco utilizado, apenas em uma biblioteca há o atendimento virtual. No serviço de referência, em geral, não há planejamentos, como elaboração de políticas, de avaliação de serviços e estudos de usuários. O cotidiano do serviço de referência é marcado pela busca, uso e compartilhamento de informação entre os bibliotecários e outros profissionais, sendo uma maneira de se manterem atualizados nas questões da área. Os resultados revelam ainda que as ações desenvolvidas pelos bibliotecários de referência dependem muito mais do contexto em que as bibliotecas estão do que propriamente da tipologia desta. Dessa forma, o Processo de Referência mostra-se como uma realidade interpretada pelos indivíduos, que subjetivamente criam sentido para suas ações, sendo uma realidade socialmente construída que sofre influência da bagagem de conhecimento e da situação biográfica dos indivíduos envolvidos no processo e, principalmente, do contexto, pois é neste que as ações ganham sentido. Muitas vezes, não é somente a tipologia da biblioteca que influencia os serviços/produtos e ações da referência, mas também o contexto de cada biblioteca.
Abstract: This research is motivated by questioning the reference service, and its general objective was to understand how the Reference Process actually happens within the professional practice. We also wanted to identify which factors influence the librarians practice in the Reference Process, regarding the librarian as a social subject that interacts with other subjects. We sought to study the reference process under the phenomenological perspective given the need to understand work quotidian. Thus, a qualitative research was conducted using deep semi-structured interviews with eight librarians who work at public, private, school, university and specialized libraries, who work in the reference sector, and we also observed the everyday life of those working in the same environment. Results show that the referencing process, in practice, is influenced by several factors, such as: the environment of the library, professional experiences of librarians, users who have history, a baggage of knowledge and who build together a referential process. Practice, within the reference service, comes from experience, from living everyday life, which are considered as more important for the practice than the undergraduate course or the subjects related to Reference Services. The dominant process in libraries is a traditional one, counts with the presence of the user in the library, the Educational Process is poorly used and the Virtual Reference Process is still incipient and poorly used only one library has virtual service. In the reference service, in general, there is no planning, such as the creation of policies, assessment of services and user studies. Everyday life at the reference service is marked by the search, use, and sharing of information among librarians and other professionals, that being a way for them to keep up-to-date within this field. Results even reveal that the actions developed depend much more on the context where libraries are than within their typology by itself. Thus, the Reference Process is seen as a reality interpreted by the individuals, who subjectively imprint a meaning to their actions, given that a socially built reality which is under the influence of the baggage of knowledge and the biographic situation of the subjects involved in the process, and mainly, from context because it is in the latter is the place where the actions acquire meaning; it is often, not only the typology of library what influences the services/products and actions of reference, but also the context of every library what does.
Subject: Bibliotecas Serviço de referência
Ciência da informação
Bibliotecários de referência
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-BB2HRV
Issue Date: 12-Dec-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017661648_gracirlei_maria_de_carvalho_lima_mestrado_ppgci.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.