Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-BBBKC8
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dc.contributor.advisor1Rodrigo Antonio de Paiva Duartept_BR
dc.creatorLucyane Maria Araújo de Moraespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T01:43:52Z-
dc.date.available2019-08-12T01:43:52Z-
dc.date.issued2018-12-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-BBBKC8-
dc.description.abstractThis thesis intends to discuss the relevance of fundamental concepts of Theodor Adorno's aesthetics, highlighting the analysis of established changes on the relation of art and society. In a most precise way, it intends to point out the concept of deaestheticization of art due to its key role in the contents of arts constitution, considering its consequences in the updated context of computer media interrelated with digital technologies applied in varied sociocultural environments. The essence of argument observes the production processes, reception and commodification of mass media culture, based on a Modernitys concept imported from the hegemonical economic centers and merely supported on the use of technological industrial devices. Takes into account the Adornos critical method, it is understood that the tension amongst art and society is the appropriate locus to this approach, in view of the inherent links between technological apparatus and commodities conducted by the precedence of the media resources in relation to the purposes, given also that the determinate negation of the current circumstances can be jointed as a proposal for its understanding.It is intended to demonstrate that beyond the obvious importance of technology for today, it is imperative to adopt new models of relationships concerning to society and technology, starting up from a necessarily social thinking on both the occurrences and the culture. In other words, it means that the technological development, as a medium, does not itself account for creating new relational forms amongst subject and object and that just critical thinking can contribute to the individuals emancipations process in a more realistic and social perspective.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo discorrer sobre a importância de conceitos centrais da estética de Theodor Adorno, com ênfase na análise das mudanças que se estabelecem na relação entre arte e sociedade. Mais especificamente, pretende assinalar o conceito de desartificação da arte devido ao seu papel-chave na constituição dos conteúdos da arte, considerando suas implicações no contexto atualizado do meio computacional ligado às tecnologias digitais aplicadas em ambientes socioculturais diversos. O ponto chave da discussão se dá a partir da observação dos processos de produção, recepção e difusão da cultura dos mass media, assimilados por uma ideia de Modernidade transplantada de grandes centros econômicos e pautada tão-somente na utilização de dispositivos industriais tecnológicos. Guiando-se pelo método crítico do pensador frankfurtiano, entende-se que o campo de tensão da relação entre arte e sociedade constitui o locus privilegiado dessa abordagem, tendo em vista os vínculos intrínsecos entre aparatos tecnológicos e produtos de mercado regidos pela primazia dos meios em detrimento dos fins, considerando, ainda, que a negação determinada do contexto presente pode articular-se enquanto projeto para esse entendimento. Tem-se, pois, como propósito demonstrar que para além da evidente importância da tecnologia para a vida na atualidade, se faz igualmente obrigatório o estabelecimento de novas relações modelares entre esta e a sociedade, a partir de uma reflexão de sentido necessariamente social sobre ambas as esferas e a cultura. Em outras palavras, significa dizer que o desenvolvimento da tecnologia, enquanto um meio, não dá conta por si só de elaborar novas formas relacionais entre sujeito e objeto e que somente o pensamento crítico pode contribuir para o processo de emancipação dos indivíduos em uma perspectiva mais realista e social.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteratividade Computacionalpt_BR
dc.subjectTheodor Adornopt_BR
dc.subjectDesartificação da Artept_BR
dc.subjectProcedimentos Técnicospt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.subject.otherEstéticapt_BR
dc.titleA desartificação da arte na era da interatividade computacionalpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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