Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8BSJ5K
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Estudo biomolecular de Rickettsia rickettsii (Ricketts, 1909) em Amblyomma cajennense (Fabricius, 1787) e Amblyomma dubitatum (Neumann, 1899) (Acari: ixodidae) em Coronel Pacheco, Minas Gerais. 2004.
Autor(es): Elizangela Guedes
Primeiro Orientador: Romario Cerqueira Leite
Primeiro membro da banca : Paulo Roberto de Oliveira
Segundo membro da banca: John Furlong
Terceiro membro da banca: Marcia Cristina de Azevedo Prata
Quarto membro da banca: Cristina Marques Lisboa Lopes
Resumo: Devido ao potencial papel atribuído a Amblyomma cajennense e a Amblyomma dubitatum no ciclo enzoótico de Rickettsia rickettsii, o agente etiológico da Febre Maculosa Brasileira (FMB), espécies de carrapatos, bem como a freqüência de infecção de carrapatos por R. rickettsii numa área focal de FMB em Minas Gerais. Um total de 78 exemplares de A. cajennense e 78 de A. dubitatum forma coletados e, posteriormente, submetidos ao teste de hemolinfa com resultado negativo para todas as amostras analisadas. A análise pela reação em cadeia de polimerase (PCR) usando primers gltA, 17 kDa e ompA, detectou DNA de rickettsias do GFM em um pool de três fêmeas de A. cajennense. O seqüenciamento de DNA do fragmento amplificado do gene gltA e do gene ompA mostrou 100% de similaridade com a seqüência correspondente de R. rickettsii no Gen Bank. Estes resultados comprovam a circulação de R. rickettsii em populações de A. cajennense na área estudada e permitem sua caracterização molecular pela primeira vez nesta espécie de carrapato, no Brasil e na América Latina.
Assunto: Rickettsioses
Carrapato
Doenças transmitidas por carrapato
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8BSJ5K
Data do documento: 11-Fev-2005
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_de_mestrado_de_eliz_ngela_guedes.pdf8.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.