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dc.contributor.advisor1Maria Cristina Soares de Gouveapt_BR
dc.contributor.referee1Junia Sales Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Regina Horta Duartept_BR
dc.contributor.referee3Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.contributor.referee4Marcus Vinícius de Carvalhopt_BR
dc.creatorManoel Julio de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T11:17:40Z-
dc.date.available2019-08-14T11:17:40Z-
dc.date.issued2010-05-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUDB-8C5P8Q-
dc.description.abstractInserted in the period 1880-1915, this dissertation presents the results of the study conducted in Companhia de Tecido e Fiação Cedro e Cachoeira, which had as its aim to analyze the primary schools created to children that worked in the mentioned factory, located in the city of Caetanópolis, Minas Gerais state. By analyzing the selected schools, one attempt to understand the working child schooling process and the feasibility strategies for the elementary instruction for the aforementioned population. Through this study, one longed to investigate, in that historical period, the childs spaces and instances of insertion and formation, highlighting the tensions between school and work. Trying to comprehend, thus, what infancy construction resulted from the overlapping of actions arouse out from the factory/school time. Therefore, one attempt to understand to what extent the experience brought by those children an experience forged from the clashes and struggles waged inside the factory environment would or would not influence the formation of subjects, no longer subjects of the factory, but of the school, a result of the dialogical relation between factory and school. Ideas and concepts developed by authors such as E.P. Thompson, Michel Foucault, Margareth Rago, Cristina Gouvêa, Viñao Frago, Faria Filho, among others were used in the analysis of documental sources. It was also used, to the development of this study, a vast documental source found in the Museu Décio Mascarenhas (Décio Mascarenhas Museum), such as Dossiers, Record Books, Handwritten Letters and Newspapers such as Gazeta de Paraopeba and Folha do Cedro. It was also of great value for this study the few but precious documents found in the Arquivo Público Mineiro (Public Archive of Minas Gerais State). Documents such as Educational Legislations, School Maps, Reports of the Public Inspectors of Education, Decrees of the Provisional Govern of the State of Minas Gerais, among others.pt_BR
dc.description.resumoInserida no recorte temporal cujo período delimita-se entre 1890 e 1915, esta dissertação apresenta os resultado do estudo realizado na Companhia de Tecido e Fiação Cedro e Cachoeira e teve como escopo principal analisar as escolas de primeiras letras criadas para as crianças trabalhadoras da fábrica, situada na cidade de Caetanópolis, Minas Gerais. Ao analisar as escolas em tela, buscou-se compreender o processo de escolarização da criança trabalhadora e as estratégias de viabilização da instrução elementar para esta população. Através deste estudo, almejou-se investigar os espaços e as instâncias de inserção e formação da criança naquele período histórico, destacadamente as tensões entre a escola e o trabalho. Tentando compreender, dessa forma, que tessitura de infância resultava do imbricamento de ações advinda do tempo fabril e escolar. Portanto, buscou-se compreender em que medida a experiência trazida por aquelas crianças, experiência essa forjada a partir dos embates e lutas travadas no interior do processo fabril, influenciara, ou não, a constituição de sujeitos, não mais os sujeitos da fábrica, mas os da escola, fruto da relação dialógica entre fábrica e escola. Contribuíram para o diálogo com as fontes documentais algumas ideias ou conceitos desenvolvidos por autores como E.P. Thompson, Michel Foucault, Margareth Rago, Cristina Gouvêa, Viñao Frago, Faria Filho, entre outros. Utilizou-se também, para a produção deste trabalho, uma vasta fonte documental encontrada no Museu Décio Mascarenhas como os Dossiês, Livros de Registro, Copiadores de Carta, além de Jornais como a Gazeta de Paraopeba e Folha do Cedro. Também os poucos, porém preciosos documentos encontrados no Arquivo Público Mineiro foram de grande valia para este estudo. Documentos tais como Legislações Educacionais, Mapas Escolares, Relatórios dos Inspetores da Instrução Pública e Decretos do Governo Provisório do Estado de Minas Gerais, entre outros.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectFábricapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGeraçãopt_BR
dc.subject.otherMenores Empregopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherIndústria têxtil Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.titleA infância tecida: construindo a infância entre os teares e as escolas da Fábrica de Tecidos e Fiação Cedro e Cachoeira (1880-1915)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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