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dc.contributor.advisor1Maria de Lourdes Rocha de Limapt_BR
dc.contributor.referee1Angela Imaculada L de F Dalbenpt_BR
dc.contributor.referee2Maria Rita Sales Neto de Oliveirapt_BR
dc.creatorJose Aparecido Alves Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T01:11:12Z-
dc.date.available2019-08-11T01:11:12Z-
dc.date.issued2010-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUDB-8C5RLA-
dc.description.abstractThis research has as goal to understand the assessment practices of learning evaluation, emphasized in the researchers dialogue with twenty students intentionally chosen by Pedagogy Course/UNEB, Campus XII, day and nighttime, in order to verify through the voices, listening and the silence, which were the thoughts that they had about the curriculum practice. In other words, to evaluate this courses development in order to arbitrate how this course approached from the participative, democratic and emancipatory practice like is proposed its curriculum. The assumption was made that the discuss interpretation from the students as the the voices, listening or silence which would related during the interviews made with the participants from this research and the documental analyses from the Pedagogical Course curriculum would illustrate the assessments curriculum, as well as would show the students assessment about the curriculum quality and the evaluative practices used during the development of Pedagogy Course. The research object, to understand who are the subjects, constitutes the first research question, and this defined the necessity to know the students profile, using a questionnaire that centered in variables from geopolitical, socio-economical and cultural territory, was a reference point to find the intentional sample. The interpretative analysis was made following many authors, mainly Freire and Bakhtin. The methodology central point was the evaluation of the curriculum practices, with the data collected through the interview with open and semi-structured questions, from the students behavior in the disciplines and complementary activities related like political expressions, that qualified the teachers pedagogical work, experienced in the classes, group work, during seven semesters. The results summarized points that is near the curriculum quality, like the theoretical-practical proposed that aims the pedagogue human, ethnical, political and democratic formation. Regarding the dimension curriculum practice, the students revealed difficulties in the interdisciplinary articulation from the disciplines of each period of Pedagogic Course, as well as the research absence as educative principle and the barriers and the conflicts between theory and practice. The whole process was and is opened to be criticize and facilitators suggestions in order to process the questions encountered in the praxis and poiesis of new investigations about the Pedagogy Course.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi compreender as práticas de avaliação da aprendizagem, destacadas no diálogo do pesquisador com 20 alunos sujeitos amostrados intencionalmente do Curso de Pedagogia/UNEB, Campus XII, diurno e noturno, a fim de verificar por meio das vozes, escuta e silêncio quais os juízos que faziam sobre a prática do currículo. Ou seja, avaliar o desenvolvimento desse curso para arbitrar o quanto este aproxima-se de uma prática participativa, democrática e emancipatória, como propõe sua Proposta Curricular. Fez-se a suposição que a interpretação dos discursos dos alunos sob as formas vozes, escuta ou silêncio, que foram ser relatados durante as entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa e a análise documental da Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia, retrataria a avaliação do currículo, bem como traria à tona a avaliação dos alunos sobre a qualidade do currículo e das práticas avaliativas adotadas durante o andamento do Curso de Pedagogia. Entender quem são os sujeitos, objeto desta pesquisa, constituiu-se em uma primeira questão investigativa, o que definiu a necessidade de se conhecer o perfil dos alunos do curso, utilizando-se de um questionário, centrado em variáveis do território geopolítico, socioeconômico e cultural. Este foi também o ponto de referência para montagem da amostra intencional. A análise interpretativa foi feita à luz de vários autores, principalmente nos princípios de Freire e Bakhtin. O ponto central da metodologia girou em torno da avaliação da prática do currículo, com dados recolhidos das entrevistas com questões abertas e semiestruturadas, a partir das condutas dos alunos nos processos da Avaliação da Aprendizagem, nas Disciplinas e Atividades Complementares, relatadas como expressões de cunho político, que qualificam a trama pedagógica dos professores, vivenciadas nas aulas e trabalhos em grupo, durante sete períodos semestrais. Os resultados sumarizam pontos que se aproximam da qualidade do currículo, como proposta teórico-prática que visa à formação humana, ética, política e democrática do pedagogo. Em relação à dimensão da prática do currículo, os alunos revelaram dificuldades na articulação interdisciplinar das disciplinas de cada período do Curso de Pedagogia, bem como a ausência da pesquisa como princípio educativo e os entraves e conflitos entre teoria/prática. Todo esse processo esteve e está aberto à crítica e sugestões facilitadoras para processar as questões surgidas na práxis e poiésis de novas investigações sobre o Curso de Pedagogia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superior  Curriculospt_BR
dc.subject.otherEducação Aprendizagem Currículospt_BR
dc.titleVozes, escuta e silêncio dos alunos acerca da avaliação da aprendizagem no contexto de um curso de pedagogia no município de Guanambi-Bahiapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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