Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8C5SQR
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O jovem de periferia nos quadros de Regina Casé: um estudo de sua representação e recepção
Authors: Fernanda Carla de Castro
First Advisor: Antonio Augusto Gomes Batista
First Referee: Nilma Lino Gomes
Second Referee: Sandra de Fatima Pereira Tosta
Abstract: Situada na interface da Educação e da Comunicação, esta pesquisa investigou como a juventude de periferia se vê representada pela TV, analisando de que forma jovens de camadas pobres de Belo Horizonte recebem quadros de Minha Periferia, atração que tematiza a vida nas favelas e nos bairros periféricos. Exibido no programa Fantástico, da TV Globo, Minha Periferia foi ao ar ao longo de 2006, tendo Regina Casé como apresentadora. A análise de como os telespectadores se apropriam dos quadros foi feita a partir dos fundamentos da sociologia da juventude, do levantamento de estratégias discursivas utilizadas pelos produtores de Minha Periferia, dos estudos teóricos sobre recepção televisiva e dos depoimentos, colhidos em quatro grupos focais, de jovens de periferia ligados e não ligados a movimentos artístico-culturais. Os primeiros foram escolhidos porque os quadros exibidos durante os grupos focais tinham como mote principal a afirmação da juventude de meios populares por meio da cultura. Os outros também foram sujeitos da pesquisa para verificar se era diferente a percepção dos quadros quando os receptores tinham um perfil também distinto daquele dos jovens representados nas produções. O que se apreendeu neste estudo é que, ao debaterem sobre Minha Periferia, os participantes dos quatro grupos posicionaram-se politicamente, discutindo aspectos de suas lutas identitárias. Os jovens não ligados à cena cultural afirmaram que os quadros televisivos guardavam semelhanças com situações vividas por eles cotidianamente. Já os participantes engajados em movimentos artístico-culturais fizeram mais negociações de sentidos com as representações veiculadas por Casé; consideraram que os jovens foram retratados como coadjuvantes e não como protagonistas das atrações. Além disso, colocaram em xeque a legitimidade da apresentadora para falar da periferia, sinalizando que buscam romper com uma heterorrepresentação, lutando por definir o modo de representação da juventude de periferia, assim como aqueles que possuem a autoridade para produzir essas representações.
Abstract: Situated in the interface of Education and Communication studies, this research investigated how young people from poor places see themselves represented by TV, analyzing the way young people from poor social classes of Belo Horizonte receive the Brazilian TV sections Minha Periferia, attraction that shows life in slums and poor districts. Exhibited in the program Fantástico (Fantastic), from Globo TV, Minha Periferia was presented throughout 2006, having Regina Casé as presenter. The analysis about how the viewers appropriate the sections was established from the studies of the sociology of the youth, the survey of discursive strategies used by the producers of Minha Periferia, the theoretical studies about televising reception and from interviews, obtained in four focal groups, of young people living in poor places related and non-related to artistic-cultural projects. The first ones had been chosen because the sections shown during the focal groups had as main mote the affirmation of young people from popular places through culture. The others had also been subjects of the research to verify if the perception of the sections was different when the receivers also had a distinct profile from that one of the young people represented in the productions. What it was apprehended in this study is that, when debating about Minha Periferia, the participants of the four groups had expressed themselves politically, discussing aspects of their identity issues. The young people non-related to the cultural scene had affirmed that the televising sections kept similarities with daily situations lived by them. On the other hand, the participants engaged in artistic-cultural projects had made more meaning negotiations with the representations propagated by Casé; they had considered that young people had been portrayed as supporting actors and not as protagonists of the attractions. Moreover, they had put at stake the legitimacy of the presenter to talk about poor classes, signaling that they search to break with a hetero representation, fighting for defining the way of representation of the young people from poor places, as well as that they possess the authority to produce these representations.
Subject: Educação
Sociologia educacional
Identidade (Psicologia) na televisão
Televisão e juventude
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8C5SQR
Issue Date: 19-Aug-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___vers_o_final.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.