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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A construcao de competências e o trabalho deacolhimento em uma unidade básica de saúde deBelo Horizonte
Authors: Ana Paula Coelho Machado
First Advisor: Soraya Almeida Belisario
First Co-advisor: Ada Avila Assuncao
First Referee: Maria Cecilia Pereira
Second Referee: Lucia Maria Horta de Figueiredo Goulart
Abstract: O acolhimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem como finalidade reorganizar o trabalho em saúde por meio de uma assistência humanizada e resolutiva aos usuários. Como nenhum trabalho é padronizado e resumido a uma lista de tarefas, osauxiliares de enfermagem e enfermeiros que desenvolvem o acolhimento nas equipes de saúde da família enfrentam variabilidades e imprevistos no cotidiano laboral, os quais podem prejudicar a condução do atendimento prestado aos indivíduos. Diante disso, os profissionais mobilizam competências manifestadas como modos de agir e estratégias cognitivas, no intuito de proporcionar um serviço de saúde universal, integral e de qualidade. O objetivo desta pesquisa foi analisar as competências mobilizadas pelos auxiliares de enfermagem e enfermeiros no acolhimento de uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte. Utilizou-se a abordagem da Ergonomia, tomando como método de ação a análise ergonômica do trabalho. Os dados foram originados de entrevistas semiestruturadas, observação sistemática dotrabalho e análise documental. Realizou-se o estudo por meio da observação de seis profissionais: dois enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem de uma UBS de Belo Horizonte. A análise de conteúdo descrita por Maroy (2005) foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados evidenciaram situações que dificultam a operacionalização do acolhimento, tais como demanda de usuários, casos agudos, a falta de informação dos indivíduos quanto às normas da equipe, inadequação de salas para atendimento, ausência de médicos nas equipes, dentre outros. No entanto, os profissionais utilizam competências como a gestão do atendimento, a habilidade afetiva, o saber diagnosticar, a habilidade em lidar com o usuário e o saber comunicar para garantir a satisfação daqueles que procuram por umaassistência de saúde efetiva. Conclui-se que há a necessidade de se mobilizarem as competências profissionais no acolhimento para cumprir com os objetivos do sistema de saúde. O reconhecimento pela gestão desses conhecimentos, assim como dos eventosvivenciados no trabalho, pode facilitar os ajustes e melhorias no ambiente e condições de trabalho, qualificando a assistência prestada aos usuários.
Abstract: User embracement in the Basic Healthcare Centers (Unidades Básicas de Saúde UBS) has as its main objective the reorganization of work in health through providing to the public a humanized assistance with a high case-resolving capacity. Since there are no jobs that can be simply resumed into a list of tasks, the nurses and nursery attendants, who are in charge of the reception in the family health teams, face variability and unforeseen situations in daily work, which can harm the way these workers conduct the assistance to the public. Thus, theseprofessionals mobilize their manifested competences as manners of acting and cognitive strategies, aiming to provide a health service that is universal, integral and of quality. The objective of this research was to analyze the competences mobilized by nurses and nurseryattendants when it comes to user embracement in one Basic Healthcare Center located in Belo Horizonte. The Human Engineering approach was used, being chosen as method the ergonomic analysis of the work. The data originated from semi-structured interviews, systematic observation of the work and documental analysis. The study was made by theobservance of six professionals: two nurses and four nursery attendants. The content analysis used was that described by Maroy (2005) for data treatment. The results showed the existence of situations that can compromise the realization of user embracement, such as the demand of patients, acute cases, the lack of information when it comes to the team rules, room inadequacy for the caring for patients, absence of doctors, among others. Nevertheless, the professionals use competences such as the management of care, affectionate skill, theknowledge on how to diagnose, the ability of dealing with patients and communication skills to guarantee the satisfaction of those who look for an effective health care. The conclusion is that there is a need for the mobilization of professional competences in user embracement inorder to accomplish the objectives of the health system. The recognition through the management of this knowledge, as well as of the lived situations during work, can facilitate the adjustments and improvements in the work conditions and in the work environment, qualifying the health care provided to the patients
Subject: Competência Clínica
Centros de Saúde
Humanos
Acolhimento
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Atenção Primária à Saúde
Equipe de Enfermagem
Programa Saúde da Família
Relações Enfermeiro-Paciente
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8CTPAS
Issue Date: 18-Mar-2010
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