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dc.contributor.advisor1Linnyer Beatrys Ruizpt_BR
dc.creatorHelen Peters de Assuncaopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T00:23:08Z-
dc.date.available2019-08-10T00:23:08Z-
dc.date.issued2007-08-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUDB-8D2P8G-
dc.description.abstractA Wireless Sensor Network is a distributed sensing tool, that disseminates collected data and processed information to one or more external entities called observers. WSNs can provide three types of basic services: sensing, processing and disseminating. A shortcoming of any of these services can disturb the network goals. However, failures are not exceptions in WSNs, since problems as energy exhaustion, communication range loss or physical damages are usual incidents. Considering the need of managing WSNs in an efficient manner, improving information quality and availability, and taking into account that in the future the management of these networks will be integrated, this work proposes the use of the Information Technology Infrastructure Library (ITIL), a de facto standard for IT service management, in the design of self-healing WSNs. We also propose a service management approach for a self-managed network that dynamically adapts itself in order to maintain the service availability and to promote the resources productivity. This approach aims to employ the self-healing service in WSNs, allowing them to discover, examine, diagnose and react to dysfunctions. Results show that service management applied to a self-healing WSN extends the longevity and availability of the network.pt_BR
dc.description.resumoUma Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) é uma ferramenta de sensoriamento distribuído de fenômenos, processamento e disseminação de dados coletados e informações processadaspara um ou mais observadores. As RSSFs podem prover três tipos básicos de serviços: coleta, processamento e disseminação de dados. Uma falha em qualquer um desses serviços pode comprometer a qualidade do serviço provido. Em RSSFs falhas não são exceções, uma vez que problemas de exaustão de energia, perda do alcance de comunicação ou danos físicos são incidentes usuais. Considerando a necessidade de gerenciar as RSSFs de maneira eficiente, melhorando a qualidade e disponibilidade da informação, e que no futuro o gerenciamento dessas redes deverá ser integrado, este trabalho propõe o uso da Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação (Information Technology Infrastructure Library - ITIL), um padrão de facto no gerenciamento de serviços de TI, no projeto de uma RSSF que implemente o serviço de auto-cura. Também é proposta uma abordagem de gerenciamento para uma rede auto-gerenciável que se adapta dinamicamente a fim de manter a disponibilidade do serviço e promover produtividade dos recursos. Esta abordagem tem por finalidade empregar o serviço de auto-cura em RSSF, permitindo à rede descobrir, examinar, diagnosticar e reagir a disfunções. Os resultados mostram que as funções e serviços de gerenciamento propostos aplicados a uma RSSF que implementa o serviço de auto-cura aumentam a longevidade e disponibilidade da rede.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Elétricapt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.titleGerenciamento de serviços em redes de sensores sem fio autonômicaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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