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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação experimental do comportamento mecânico de dormentes reciclados de madeira visando redução do impacto ambiental
Autor(es): Leonardo Braga Passos
Primeiro Orientador: Edgar Vladimiro Mantilla Carrasco
Primeiro membro da banca : Judy Norka Rodo de Mantilla
Segundo membro da banca: Luis Eustaquio Moreira
Terceiro membro da banca: Antonio Arlindo Guidetti Porto
Resumo: Atualmente, devido à preocupação ambiental com o elevado desmatamento das florestas e o alto valor dos dormentes, as ferrovias diminuíram drasticamente a utilização de dormentes de madeiras nativas. Com isto, outros materiais como aço, concreto, plástico e madeira de reflorestamento (Eucalipto) vêm sendo utilizados na fabricação de dormentes. Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental, um processo de reciclagem foi proposto, onde dormentes de madeira de refugo, que são descartados ou vendidos a preços baixos pelas concessionárias ferroviárias, são transformados em dormentes demadeira laminada colada. Neste trabalho, estão contidas todas as etapas de fabricação dos dormentes de madeira laminada colada reciclada e de eucalipto e o procedimento para determinação do módulo de elasticidade através do método de ultra-som visando classificar as peças de madeira para otimizar a resistência do dormente. São apresentados também, os resultados de dois métodos de ensaios estáticos realizados em laboratório comparado-os com os resultados obtidos na análise numérica utilizando o software ANSYS versão 9.0. Foi constatado que para o estudo de deslocamentos o método de carregamento contínuo é o mais aconselhado, já para o estudo dasdeformações e tensões é aconselhado utilizar o método de carregamento escalonado proposto pela NBR 12131 (ABNT, 1992). Além dos ensaios estáticos, um dos dormentes de madeira laminada colada reciclada foi instalado na linha da Ferrovia Centro Atlântica pertencente à Companhia Vale do Rio Doce, para monitoramento eestudo das deformações e acelerações sofridas por este dormente. Nestes ensaios foi realizado apenas um estudo simplificado, porém que apresentou resultados no mínimo intrigantes. Como conclusão principal, constatou-se que é possível obter um dormente de madeira a partir da reciclagem de cinco dormentes de refugo reduzindo significativamente, desta maneira, o impacto ambiental
Abstract: Nowadays due to environmental worry with the high deforestation and the high sleeper costs, the railroad industry has decreased drastically the use of native wooden sleepers. Thus, other materials such as steel, concrete, polymers and reforestation wood (Eucalyptus) have been used in the railway sleeper production. With the purpose of decreasing the environmental impact, a recycling project has been proposed wherewaste wooden sleepers, that usually have been discarded or then, have been sold by the railroad operations with low price, now will be transformed into glulam sleepers. This work provides all the manufacture stages of recycling glulam sleepers and eucalyptus; The procedure for determination of the elastic modulus through the ultrasonic method ispresented with the aim of classifying the wood pieces to improve the sleeper strength; The results of two statistical testing methods accomplished in testing Laboratory and its comparison with the numerical simulation results obtained through the use of ANSYSversion 9.0 software. It has been verified that for the displacement studies, the dynamic loading test is most suitable and for the tension deformation studies, the static loading test according to NBR12131 (ABNT, 1992). In addition to the static loading tests, one of the recycling glulam sleepers has been installed in the railway network of FerroviaCentro Atlântica that belongs to Companhia Vale do Rio Doce with the purpose of monitoring the strains and accelerations suffered by this sleeper. For these testings it has been carried out just a simplified study, however, it has presented astonished results. The main conclusion is thats possible to obtain a wooden sleeper through the recyclingof five waste sleepers, thus, as a result, it will have a significant environmental impact decrease
Assunto: Engenharia de estruturas
Estruturas de madeira
Reciclagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CJKZB
Data do documento: 19-Mai-2006
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