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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CJMX4
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Uma proposta original na educação de bem - dotados: ADAV - Associação Milton Campos para desenvolvimento e assistência de vocações de bem dotados em sua primeira década de funcionamento : 1973- 1983 |
Authors: | Cecilia Andrade Antipoff |
First Advisor: | Regina Helena de Freitas Campos |
Abstract: | A ADAV Associação Milton Campos Para Desenvolvimento e Assistência de Vocações de Bem Dotados é uma instituição voltada para o atendimento aos bem dotados no estado de Minas Gerais, criada sob a orientação da psicóloga e educadora Helena Antipoff. A expressãobem dotado caracteriza o indivíduo que possui capacidade e potencial superior, em relação à média da população nas variadas áreas e características humanas (artes, ciências, esportes...). Neste estudo buscou-se abordar a história dessa instituição educacional em sua primeira década de funcionamento (1973-1983) e entender como os bem dotados eram identificados, qual era a metodologia utilizada na educação dos talentos e como os adavianos avaliam o significado de ter participado dessa experiência. Foram utilizados dois procedimentosmetodológicos: análise de documentos (atas de reuniões; relatórios; fichas de inscrições; correspondências; livros e boletins publicados; relatos manuscritos; diários e jornais) e entrevistas semi-estruturadas com quatro participantes dos encontros na Associação, submetidas à análise de conteúdo. Os documentos foram encontrados nos acervos do CDPHA (Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff), da Fundação Helena Antipoff e nos arquivos da própria ADAV, localizados no Complexo Educacional da Fazenda do Rosário, em Ibirité, Minas Gerais. Os resultados indicam que a ADAV foi uma obra original,assumindo importante papel no desenvolvimento de uma metodologia educacional para bem dotados e para o desenvolvimento de talentos. A definição de bem dotado ultrapassava a questão intelectual, sendo também valorizados os aspectos artístico, criativo, esportivo esocial. O processo de identificação mostrava-se complexo, priorizando a participação das escolas através da indicação daqueles alunos que se destacavam dos colegas. O desenvolvimento de talentos se dava através de encontros realizados como colônia de férias, nas quais eram proporcionadas atividades em variadas áreas com a participação deconvidados em regime de voluntariado. A metodologia dos encontros era baseada na experimentação natural proposta por Alexander Lazursky, adaptada por Helena Antipoff, através da qual o educando é colocado em um ambiente rico em estímulos para que possa escolher as atividades mais adequadas a suas aptidões, habilidades e interesses, sob a observação dos educadores. Os princípios educativos adotados eram: princípio da Escola- Viva, com imersão no ambiente educacional e divisão das tarefas cotidianas; associação entreteoria e prática; uso de tarefas concretas; ensino individualizado; incentivo à preocupação com a natureza e com o bem comum. No período pesquisado, foram realizadas atividades de contato com a natureza, música, literatura, biblioteca, artes, teatro, artesanato, atividades folclóricas, esportes, jogos, culinária, ciências, agricultura, escotismo, excursões, dinâmicas de grupo para auto-conhecimento e conhecimento do grupo e palestras proferidas por diferentes profissionais, seguidas de debates. Quanto ao significado da experiência adaviana para seus participantes bem dotados, verificou-se que os momentos vividos na ADAV lhes possibilitaram uma reconfiguração positiva de suas visões de si mesmos a partir das relações estabelecidas nos encontros. Isto porque, ao se depararem com outros bem dotados, com interesses e anseios afins, puderam sentir-se fazendo parte de um grupo, o que favoreceu o desenvolvimento de sua auto-estima. Os resultados desta pesquisa poderão auxiliar futuros empreendimentos voltados para a educação de bem-dotados |
Abstract: | ADAV Milton Campos Association for the Development and Assistance of the GiftedVocation is an institution designed to give assistance to the gifted children in the state of Minas Gerais, created under the guidance of the psychologist and pedagogue/educatorHelena Antipoff. The expression gifted child characterizes the individual with superior abilities and potential in relation to the average of the population within the different human areas and characteristics (arts, science, sports). The main aim of this study is to discuss the history of this educational institution over the first ten years of operation (1973-1983) and understand how the gifted children were identified, which was the methodology used in the education of the talents and how the adavianos assess the meaning of having taken part of this experience. Two methodological procedures were conducted: analysis of documents (minutes of meetings; reports; registration forms; mail; published books and bulletins; manuscript accounts, diaries and journals) and semi-structured interviews with four participants of the meetings in the Association, subjected to content analysis. The documents were found in the collections of the CDPHA (Center for Documentation and Research Helena Antipoff), Helena Antipoff Foundation and in the archives of ADAV itself, located in the Fazenda do Rosário Educational Complex, in Ibirité, Minas Gerais. The results indicate that ADAV was an original work, assuming an important role in the development of an educational methodology aimed at the gifted and the development of talents. The definition of gifted surpasses the intellectual issue, in that artistic, creative, sporting and social aspectsare also valued. The identification process proved to be complex, prioritizing the participation of schools through the indication of students who stood out from their classmates. The development of talents took place through meetings which were held as holiday camps whereactivities in different areas were provided with the participation of invited guests on a voluntary basis. The methodology of the meetings was based on the natural experimentation proposed by Alexander Lazursky, adapted by Helena Antipoff, whereby the pupils are placed in an environment rich in stimuli so they can choose the activities best suited to their abilities and interests, under the supervision of educators. The educational principles adopted were: principle of the Escola-Viva (alive school), with immersion in the educational environment and division of daily tasks; association between theory and practice; use of concrete tasks individualized teaching, encouragement to the concern with nature and the general welfare. During the study period were carried out activities in contact with nature, music, literature, library, arts, theatre, handicraft, folklore, sports, games, cooking, science, agriculture, scouting, tours, group dynamics for self-knowledge and group knowledge and lectures given by different professionals, followed by debates. As to the meaning of the adaviana experience for its gifted participants, it was observed that the moments lived in ADAV enabled them to outline a positive view of themselves from the relationships established in themeetings. By interacting with other gifted students, with similar interests and aspirations, made them feel as making part of a group which favored the development of their self-esteem. The results of this research will enable future developments designed for the education of thegifted. |
Subject: | Educação Pessoas superdotadas |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CJMX4 |
Issue Date: | 27-Aug-2010 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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