Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKML3
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dc.contributor.advisor1Antonio Tarciso Borgespt_BR
dc.creatorAntonio Marcos Vieira Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T23:19:37Z-
dc.date.available2019-08-09T23:19:37Z-
dc.date.issued2010-08-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKML3-
dc.description.abstractIn contemporary society, visual representations such as charts, tables and other inscriptions are considered common tools for applications that present quantitative information. Visual representations can be found in different social environments: they are displayed in print and digital media, adopted as a standard tool for scientific thinking and communication , and considered as a basic component for scientific education. Science education is characterized by intense use of charts, which is emphasized in physics, wherein charts are used to describethe behavior of variables. This discipline uses graphs on practically all subjects, especially in the study of motion. Therefore, learning to use graphical language becomes essential to meet a social demand and also for understanding phenomena addressed by physics and othersciences. Despite the relevance of graphics, researches conducted in several countries indicate that students from all segments and even graduates face difficulties in reading and interpreting graphs. Tests and surveys such as PISA and INAF reveal that a significant portion of theyoung and adult population develops little of these competencies and practices during basic education. This research aims to investigate students' understanding about using graphs applied to describing motion and also to comprehend how such use changes during a short course on graph. Students who participated in this research were in the final year of elementary school. The research has as its focus the ways students invent, interpret and communicate inscriptions related to specific situations. The results indicate that those students have a repertoire of graphic forms that are suitable to represent and interpret simple situations commonly treated by the media. However, the use of graphics in kinematics is constrained by the shallow conceptual understanding of the magnitudes represented, and therefore, graphics are not always used in a natural way by the students. The difficulties, strategies and resources expressed by students are presented and discussed. Implications for teaching and learning are also discussed.pt_BR
dc.description.resumoNa sociedade contemporânea, as representações visuais como os gráficos, tabelas, diagramas e outras formas de inscrições, são consideradas ferramentas comuns para aplicações que apresentam informações quantitativas. Tais formas podem ser encontradas nos mais variados meios sociais: são exibidos pela mídia impressa e digital, adotados como ferramentas para a comunicação e raciocínio nas pesquisas científicas, considerados como componentes básicospara a educação. Nesta última instância, destaca-se a intensa utilização dos gráficos para descrever o comportamento de grandezas que são tratadas no ensino de Física. Esta disciplina faz uso de gráficos na totalidade dos assuntos por ela abordada, principalmente no estudo domovimento - a Cinemática. Desta forma, a aprendizagem do uso da linguagem gráfica tornase fundamental para atender a uma demanda social e também para compreensão de fenômenos tratados pela Física e outras Ciências. Apesar da relevância dos gráficos, pesquisas realizadas em vários países indicam que estudantes de todos os níveis de ensino, bem como pessoas que já passaram pela educaçãobásica ou superior, enfrentam dificuldades na interpretação e utilização gráfica. Testes e levantamentos como o PISA e o INAF revelam que uma parcela significativa da população de jovens e adultos desenvolve pouco essas competências e práticas durante a educação básica. Esta pesquisa tem por finalidade investigar o entendimento dos estudantes do ano final do ensino fundamental acerca da utilização gráfica aplicada para a descrição de um movimento, bem como perceber como esta utilização é modificada durante uma sequência de ensino que aborda esse tema. A investigação adota como foco a forma com que os estudantes inventam, interpretam e comunicam inscrições relacionadas a situações-problema específicas. Os resultados indicam que os estudantes participantes da pesquisa possuem um repertório deformas gráficas que é satisfatório para representar e interpretar situações simples comumente tratadas pela mídia. No entanto, nem todos os tipos de gráficos que descrevem o movimento são utilizados da mesma forma pelos estudantes. O conhecimento conceitual acerca dasgrandezas que os gráficos representam tem impacto diferenciado sobre o desempenho dos estudantes em atividades que requerem a leitura e interpretação de gráficos na cinemática. As dificuldades, estratégias e recursos manifestados pelos estudantes são apresentados e discutidos. Implicações para o ensino e aprendizagem de ciências também são discutidos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherFisica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCinemática Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGraficos, tabelas, etc  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA interpretação de gráficos de movimentopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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