Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CRKYJ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Discursos sobre relações raciais em livros didáticos de português para as séries iniciais do ensino fundamental
Authors: Elisabeth Rosa da Silva Junia
First Advisor: Aracy Alves Martins Evangelista
First Co-advisor: Miriam Lucia dos Santos Jorge
First Referee: Paulo Vinicius Baptista da Silva
Second Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Third Referee: Celia Abicalil Belmiro
metadata.dc.contributor.referee4: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar os discursos sobre relações raciais, privilegiando os discursos sobre os negros, em livros didáticos de Língua Portuguesa para as 4ª séries PNLD 2007 do Ensino Fundamental. Esta pesquisa justifica-se pelo papel dos livros didáticos,reconhecido tanto nos documentos governamentais, quanto nas discussões acadêmicas a seu respeito. Esta pesquisa, em seu diálogo com os documentos oficiais, visa contribuir para a percepção de como os PCN Parâmetros Curriculares Nacionais e o PNLD ProgramaNacional do Livro Didático - têm sido parâmetros para a produção do livro didático. Para a delimitação do corpus, foram considerados livros que explicitaram em suas propostas trabalhar com temas relacionados aos PCN (1997), em específico ao Tema Transversal Pluralidade Cultural. Buscou-se também, nos livros didáticos, o aparecimento dereferências à Lei 10.639/03, atualizada pela lei 11.645/08, que inclui a Cultura Indígena, que estabeleceu no Brasil o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino. O referencial teórico para a realização desta pesquisa foi a Análise Crítica do Discurso, baseada nos pressupostos de Fairclough (2001a), a partir dos quais foram analisados os discursos sobre relações raciais como texto, prática discursiva e prática social. Outra referência fundamental foi o estudo de P. Silva (2005, 2007, 2008), bem como bibliografiacontemporânea sobre os discursos a respeito das relações raciais brasileiras. Os resultados apontam que os livros incluem temas que se inserem nas recomendações dos PCN e do PNLD quanto à construção ética da cidadania, propondo discussões sobre trabalho infantil,desigualdades sociais, escravidão, contribuições dos negros à sociedade brasileira e imigração, apresentando porém as crianças negras somente em posições subalternas, de miséria, em lugar de desigualdade, de sofrimento e de não acesso aos bens produzidossocialmente.
Abstract: The purpose of this research is to analyze the discourses about black people and racial relations in Portuguese language textbooks for the 4th grades, which were evaluated in the National Program for Textbooks (PNLD 2007). This research is justified by the role played by the textbooks, recognized not only on the Governments documents but also in the academic discussions about them. This research, in its dialogue with official documents, aims to contribute to the perception of how the PCN Parâmetros Curriculares Nacionais, and the PNLD Programa Nacional do Livro Didático have been parameters to the production ofPortuguese language textbooks as far as pedagogic quality, publishing, contents and proposals to give students conditions of developing as citizens are concerned. The corpus was constituted by textbooks which proposed to work with themes related to PCN (1997), especifically the Transversal Theme Cultural Plurality by the relevance of the theme inrelation to the approach of the racial relations by the textbooks. The research also aimed at analyzing in the textbooks the occurrence of references to the laws 10.639/03 and 11.645/08 which has made mandatory the teaching of History and Afro Brazilian Culture In Brazilianstudents. The theoretical framework for this research was the Critical Discourse Analysis by Fairclough (2001a), from which were analyzed the discourses about racial relations such as text, discursive practice and social practice. Another essential reference was P. Silva (2005,2007, 2008) as well as contemporary works related to the discourses about Brazilian racial relations. The results point out that the textbooks include themes that are inserted in the recommendations from PCN and PNLD about the ethics construction of citizenship, suggesting discussions about infant work, social differences, slavery, contributions from black people to the Brazilian society and immigration, presenting, however, black children only in inferior positions, in misery, in place of difference, in suffering and with no access to the socially produced goods.
Subject: Educação Relações raciais
Educação
Língua portuguesa Aspectos sociais Estudo e ensino
Antropologia educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CRKYJ
Issue Date: 31-Aug-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_com_meu_sum_rio_e_listas.pdf15.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.