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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Localização de faltas em linhas de transmissão: desenvolvimento de novos algoritmos e implementação de sistema computacional para aplicações práticas
Autor(es): Eduardo Gonzaga da Silveira
Primeiro Orientador: Clever Sebastiao Pereira Filho
Resumo: A localização de faltas em linhas de transmissão permite estimar o local de ocorrência de um curto-circuito, fazendo uso de amostras de tensão e corrente de um ou mais terminais. Desta forma, a equipe de manutenção pode chegar mais rapidamente ao local de defeito, restaurando as condições operacionais em um menor intervalo de tempo, aumentando a confiabilidade do sistema elétrico e reduzindo os custos associados aos desligamentos. Este trabalho apresenta um estudo sobre localização digital de faltas em linhas de transmissão, com dados de um e dois terminais, usando grandezas fasoriais. Os objetivos são o estudo dos principais algoritmos já estabelecidos na literatura e o desenvolvimento de novos, bem como a implementação destes algoritmos em um sistema computacional destinado a aplicações práticas. Inicialmente, é realizado um estudo dos modelos de linhas de transmissão, considerando os domínios de fases e modal. Em seguida, é feita uma revisão bibliográfica sobre localização de faltas, abordando os principais artigos sobre o tema. São também enfatizadas as rotinas de pré-processamento dos dados de entrada para os algoritmos, necessárias para a sua correta aplicação, de forma a obter resultados compatíveis com aplicações de campo. É feita uma avaliação do desempenho dos algoritmos descritos na literatura, quando submetidos a fatores práticos que podem influenciar os seus resultados, tais como a utilização do modo terrestre e as aplicações em linhas de transmissão não balanceadas. O objetivo deste estudo é permitir a verificação da influência destes fatores nos resultados finais dos algoritmos e validar suas aplicações de uma forma compatível com o desejado em casos práticos, ou seja, resultados mais confiáveis e erros cada vez menores. Segue a apresentação dos novos algoritmos propostos, descrevendo-se seus modelos matemáticos e apresentando os resultados das suas aplicações em casos simulados e reais de curto-circuito. Finalmente, são apresentadas as conclusões e propostas de continuidade do trabalho realizado.
Abstract: Transmission line automatic fault location allows to estimate the approximate point at the line where the short-circuit occurs, using voltage and current data from one or more of its ends. The maintenance team can reach the fault local and restore the operational conditions fast and more efficiently, increasing the reliability of the power electric system and reducing the associated costs. This work presents a study about transmission line automatic fault location, with data from one or two sides, using phasor quantities. The objectives are the study of the main algorithms described in the technical literature, the proposal and development of new practical algorithms and the implementation of these algorithms in a computational system for field applications. Initially a study of transmission line models is presented, in phase and modal domains. Then, a bibliographic review is made, using the main papers related to the theme transmission line fault location. Pre-processing routines of the input data are emphasized in order to establish the necessary actions that have to be made on these input signals that lead to good final results when the location algorithms are applied in real data. The performance of some well known location algorithms is analyzed when submitted to several practical factors that can affect their results, like the employment of ground mode quantities and non balanced transmission lines faults. The objective is to analyze the influence of these factors on the final location results and to validate their application in accordance with practical cases, that is, more reliable results and smaller errors. The proposed new algorithms are then described, introducing their models and presenting the results of their applications on simulated and real transmission line fault cases. Finally the conclusions and the suggestions for future works are presented.
Assunto: Engenharia elétrica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CRNTU
Data do documento: 18-Jun-2007
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