Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CZLET
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Proteção de sistemas elétricos: uma abordagem técnico-pedagógica |
Autor(es): | Kelly Regina Cotosck |
primer Tutor: | Clever Sebastiao Pereira Filho |
Resumen: | Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensino da disciplina de Proteção de Sistemas Elétricos nos cursos de Engenharia Elétrica das instituições de ensino superior (IES), e uma análise da adequação do ensino às necessidades profissionais dos engenheiros de proteção. O estudo envolveu o levantamento dos planos de ensino de sete instituições e questionários com treze profissionais da área de proteção elétrica. A partir dos dados coletados nas instituições de ensino, foi feita uma análise qualitativa envolvendo: carga-horária, pré-requisitos, metodologia didática, ementa e bibliografia. Também foram levantadas as necessidades relacionadas ao exercício das atividades profissionais dos sujeitos da pesquisa. Finalmente, a partir do cotejamento da perspectiva acadêmica com a perspectiva profissional, foi elaborada uma proposta de ensino para a disciplina de proteção de sistemas elétricos nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica. |
Abstract: | This work presents a study on teaching the discipline Protection of Electric Systems in the Electric Engineering courses of some Brazilian higher education institutions. The dissertation also includes an analysis of the fitness of the teaching process to the protection engineers' professional needs. The study involved a research on the syllabuses of seven institutions, as well as interviews with thirteen working professionals of the electric protection area. Taking as a starting point the data collected in the teaching institutions, a qualitative analysis was made, involving: course credits, prerequisites, teaching methodology, summary and bibliography. It were also collected the main requirements of the interviewees' professional activities. Finally, by confronting the academic perspective with the professional perspective, a teaching proposal was elaborated for the discipline Protection of Electric Systems of the Brazilian undergraduate Electric Engineering courses. |
Asunto: | Engenharia elétrica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CZLET |
Fecha del documento: | 29-ago-2007 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
kelly_regina_cotosckf.pdf | 533.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.