Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8D7GU7
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Uma base de dados em formato neutro e uma estrutura de dados orientada por objetos para o pré-processador de um sistema de cálculo de campos eletromagnéticos baseado no método de elementos finitos.
Authors: Luis Fernando Nacif Rocha
First Advisor: Renato Cardoso Mesquita
Abstract: Apresentamos uma restruturação da forma de armazenamento dos dados para o pré-processador de um sistema computacional de cálculo de campos eletromagnéticos baseado no Método de Elementos Finitos. A estrutura do sistema é dividida em uma parte externa, representada por uma base de dados para o armazenamento de todas as informações manipuladas pelo programa, e uma parte interna, representada pela organização da estrutura de dados utilizada pelo programa. Na primeira parte, é apresentada a proposta de uma Base de Dados em Formato Neutro para a intercomunicação entre estes programas, buscando uma padronização para os formatos de armazenamento e transferência de dados dos diversos programas desenvolvidos pelos grupos de pesquisa de cálculo de campos eletromagnéticos brasileiros. Na segunda parte é apresentada uma estrutura de dados para o pré-processador de tais programas, utilizando técnicas de Programação Orientada por Objetos, visando a melhora da organização da estrutura. Procuramos, usando a Programação Orientada por Objetos, aumentar a qualidade do software de engenharia, dando ao código características desejáveis para uma maior taxa de reaproveitamento frente a mudanças na especificação.
Abstract: A data storage restructuring for an electromagnetic field computation program preprocessor based on the Finite Element Method is presented. The system structure is divided in an external part, represented by a Data Base for the storage of all data used in the program, and an internal part, represented by the data structure organization of the preprocessor program. In the first part, a Neutral Format Data Base for the communication between such programs is proposed, searching for a standardization of data transfering formats of the several programs developed by the Brasilian electromagnetic fields research groups. In the second part, a data structure for the preprocessor of these programs is presented, using Object-Oriented Programming techniques, searching for a better structure organization. Using these Object-Oriented techniques we try to improve the engineering software quality, giving code the desirable characteristics to a higher reuse when faced with any specification change.
Subject: Engenharia elétrica
Método dos elementos finitos
Computação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8D7GU7
Issue Date: 15-Sep-1995
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luis_fernando_nacif_rocha.pdf942.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.