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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Um novo conjunto de regras para simulação de fluxo de tráfego urbano utilizando autômatos celulares
Authors: Leonardo Daniel Tavares
First Advisor: Douglas Alexandre Gomes Vieira
First Co-advisor: Walmir Matos Caminhas
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Rodney Rezende Saldanha
First Referee: Geraldo Robson Mateus
Second Referee: Leise Kelli de Oliveira
Third Referee: Adriano Chaves Lisboa
Abstract: Dentre os recursos importantes para a vida econômica e social de um país o Sistema de Transporte possui grande destaque. Este, por sua vez, vem sofrendo grande impacto, haja vista o efeito da urbanização e o crescente volume no número de veículos. Devido a isto, pesquisas devem ser realizadas afim de minimizar os efeitos dos congestionamentos, entre eles o desenho das vias, número de veículos maior do que a capacidade suportada, reparos e acidentes. O objetivo do presente trabalho é a construção de um simulador de trânsito urbano, contendo as principais características como vias de múltiplas, diferentes tipos de veículos como carros, caminhões e ônibus, cruzamentos, paradas de ônibus, e congestionamentos. Para alcançar este objetivo foi utilizada a tecnologia dos Autômatos Celulares - ACs. Os ACs são estruturas simples com muitas unidades semelhantes chamadas células, e regras de atualização dos estados das células. O modelo CAUTS - Cellular Automata for Urban Traffic Simulation Autômato Celular para Simulação de Tráfego Urbano, proposto, apresentou resultados adequados e válidos, dentro da teoria de fluxo de tráfego. Os experimentos foram realizados em cenários com o trânsito livre ou na presença de retenções.  
Abstract: Among the important resources for economic and social life of a country the Transport System has high priority. This has undergone great impact, given the effects of urbanization and the increasing volume in the number vehicles. Because of this, research must be conducted to minimize the effects of congestion, which occurs by stimulated for various reasons, including the design of roads, number of vehicles greater than the capacity supported, repairs and accidents. The objective of this work is the construction of an urban traffic simulator containing the main features such as multiple routes, different types of vehicles such as cars, trucks and buses, intersections, bus stops, and jams. In order to achieve this goal were used the technology of Cellular Automata - CAs. CAs are simple structures with many similar units called cells, and local update rules. The model CAUTS - Cellular Automata for Urban Traffic Simulation - proposed, provided appropriate and valid results within theory of traffic flow. The experiments were performed in scenarios with the freeway or in the presence of retentions.
Subject: Engenharia elétrica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8D7M7M
Issue Date: 30-Mar-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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