Práticas de escuta do rock: experiência estética, mediações e materialidades da comunicação
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Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Tese de doutorado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Jeder Silveira Janotti Junior
José Benjamim Picado Sousa e Silva
Carlos Vicente de Lima Palombini
Bruno Souza Leal
José Benjamim Picado Sousa e Silva
Carlos Vicente de Lima Palombini
Bruno Souza Leal
Resumo
Essa tese de doutoramento se ocupa do estudo comparativo de trêspráticas de escuta desenvolvidas a partir da interação dos ouvintes comtrês álbuns de bandas de Rock, a saber: Dark Side of the Moon (PinkFloyd), Nevermind (Nirvana) e In Rainbows (Radiohead). Para tanto,apresenta um panorama descritivo da emergência do modelo musicalpopular-massivo como fenômeno do século XX, dependente dastecnologias de gravação e distribuição até então inexistentes, dosurgimento das fronteiras genéricas do Rock, seus formatos expressivos dominantes e práticas culturais associadas. Questiona quais seriam os elementos chamados em causa na experiência com cada um desses álbuns, a partir dos conceitos de mediação e materialidades, e constrói uma metodologia para a apreensão dessas condições de possibilidade da experiência calcada nas características materiais das interações, uma vez que as práticas de escuta são possíveis graças às conformações materiais dos media. Como conclusões, o estudo revela padrões expressivos do Rock, como a dependência do formato álbum; rupturas, como a escuta atenta sendo tensionada pela escuta corporal e distraída; e privilégios a mediações específicas residuais ou emergentes. Revela, também, aspectosmais gerais do estudo da experiência estética no campo da Comunicação que podem ser empregados em investigações posteriores.
Abstract
This doctoral thesis deals with the comparative study of three listeningpractices developed through the interaction between listeners and threealbums of Rock bands, namely: Dark Side of the Moon (Pink Floyd),Nevermind (Nirvana) and In Rainbows (Radiohead). It presents adescriptive overview of the entering of the popular-massive musical model as a twentieth-century phenomenon, dependent on recording anddistribution technologies not previously seem the emergence of genreboundaries on Rock music, its dominant expressive shapes and associated cultural practices. It questions itself about the elements in play in the experience of each of the abovementioned albums, through the concepts of mediations and materialities, and it builds a methodological approach to apprehend the possibility conditions of experience grounded in material characteristics of the interactions, since the listening practices are made possible because of media issues. In conclusion, the comparative study reveals patterns of expression in Rock music, as the dependence of the album format; disruptions, such as the attentive listening disputing with the body and distracted listening, and privileges to specific mediations, residual or emerging ones. It also reveals broader issues to the study of aesthetic experience in the field of communication that can be employed in subsequent investigations.
Assunto
Radiohead (Conjunto musical) In rainbows, Pink Floyd (Conjunto musical) Dark side of the moon, Rock, Nirvana (Conjunto musical) Nevermind, Comunicação de massa
Palavras-chave
Rock, Experiência, Materialidades da comunicação, Mediações, Escuta