Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8DRK2W
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação do efeito do volume e da vazão de gás na recuperação de metais oxidados no processo de produção do aço inoxidável em conversores AOD
Autor(es): Decio Sartori Felix Filho
primer Tutor: Roberto Parreiras Tavares
primer miembro del tribunal : Luiz Fernando Andrade de Castro
Segundo miembro del tribunal: Pedro José Nolasco Sobrinho
Resumen: O conversor AOD é o principal equipamento utilizado na produção de aços inoxidáveis. O processo de produção do aço inoxidável no AOD ocorre através da injeção de uma mistura de oxigênio e gás inerte no banho metálico, com o objetivo de fazer a oxidação seletiva do carbono. Porém, durante esta etapa, ocorre também a oxidação de metais nobres, tais como cromo e, para que o processo seja economicamente viável, é necessário recuperar este cromo oxidado através da adição de agente redutor e injeção de gás inerte. A otimização da fase de redução permite a redução do tempo de processamento do aço no conversor contribuindo para elevar sua produtividade. No presente trabalho, foi avaliado, então, o efeito do aumento da vazão e a redução do tempo de injeção do gás inerte na etapa de recuperação dos metais oxidados do conversor AOD-L da ArcelorMittal Inox Brasil. Atualmente, o volume de argônio injetado na fase de redução do aço inoxidável austenítico é de 550 Nm3 e a vazão de 52Nm3/min. Neste trabalho foram testadas alterações no volume e na vazão do gás injetado na fase de redução, simultaneamente. De posse dos resultados experimentais, foi realizada uma análise estatística dos dados sobre a eficiência da recuperação do cromo bem como da remoção do enxofre e do nitrogênio no aço inoxidável austenítico ACE P304A. As análises estatísticas realizadas neste trabalho evidenciam que o aumento da vazão e a alteração do volume de argônio injetado possibilitam a redução do tempo de processamento sem afetar os resultados atuais de custo e qualidade das placas produzidas. A partir dos resultados obtidos, recomenda-se alterar a vazão de argônio para 77Nm3/min e o volume para 620 Nm3, reduzindo o tempo de processamento em 2,5 minutos e elevando a produtividade do AOD em mais de 2 toneladas por hora.
Asunto: Engenharia metalúrgica
Metalurgia extrativa
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8DRK2W
Fecha del documento: 9-nov-2009
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo TamañoFormato 
1409m.pdf820.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.