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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Análise do conhecimento, sobre Leishmaniose Visceral e outras zoonoses, de docentes dos três primeiros anos do ensino fundamental em escolas da região noroeste de Belo Horizonte, Minas Gerais, 2008.
Authors: Leticia Mendonca Lopes Ribeiro
First Advisor: Jose Ailton da Silva
First Referee: Maria Cecilia Pinto Diniz
Second Referee: Danielle Ferreira de Magalhaes
Third Referee: Isabela Farnezi Veloso
Abstract: As zoonoses são doenças manifestadas por animais e transmissíveis ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. Um importante exemplo de zoonose é a leishmaniose visceral, doença grave que apresenta grande complexidade de controle,pressupondo a necessidade de que fatores sociais e políticos sejam contemplados, tais como os trabalhos capazes de envolver docentes do ensino fundamental em questões de educação em saúde. A cidade de Belo Horizonte foi escolhida para a realização do estudo devido àprevalência de casos humanos e caninos da doença. Optou-se por efetivar a pesquisa na região Noroeste do município diante da relevância com que a leishmaniose visceral é tratada nessa área e pela ótima aceitação da proposta pela coordenadoria regional de controle dadoença. A pesquisa objetivou analisar o conhecimento que as professoras do ensino fundamental têm sobre as zoonoses, especialmente a leishmaniose visceral, bem como a representatividade atribuída por essas profissionais à abordagem do tema em quatroinstituições privadas e quatro instituições públicas situadas na região Noroeste de Belo Horizonte/MG. Foram entrevistadas as professoras que lecionavam para os três primeiros anos do ensino fundamental nas escolas participantes, totalizando 40 professoras 16 nas escolasprivadas e 24 nas públicas. Fez-se uso de entrevista semi-estruturada, sendo que todas as entrevistas foram gravadas e as informações dadas pelas entrevistadas foram registradas. Optou-se pela abordagem qualitativa e por demonstrações quantitativas com intuito deenfatizar determinados resultados. O material foi analisado usando-se a técnica de análise do discurso. As questões tiveram o suporte da teoria das representações sociais para a melhor compreensão. As entrevistadas aparentam ter pouca familiaridade com a prática escolar do tema zoonoses, não sendo observado o mesmo na prática de assuntos associados à dengue. Em relação à leishmaniose visceral, o caráter (privado ou público) da instituição onde as professoras foram entrevistadas não demonstrou influenciar a aquisição de conhecimentossobre a doença pelas participantes, uma vez que a maioria das informações tidas por essas profissionais sobre o assunto está vinculada às suas vivências pessoais. Grande parte dasentrevistadas concebe a eutanásia dos cães positivos para leishmaniose visceral como a alternativa necessária diante da impossibilidade / inviabilidade do tratamento canino. A maiorparte das entrevistadas proprietárias de cães credita ao serviço de controle de zoonoses grande responsabilidade e destreza no desenvolvimento de meios de diagnóstico e controle daleishmaniose visceral em cães. Parte considerável das docentes confia em seus alunos como importantes multiplicadores da informação sobre a leishmaniose visceral e outras zoonoses, exemplificando os trabalhos escolares já consolidados com o tema dengue para apoiar essacredibilidade. Sugere-se que novas propostas sobre o tema zoonoses possam ser desenvolvidas e que projetos escolares mais concisos sejam indicados para a abordagem do assunto nos anos iniciais do ensino fundamental, o que possibilitará o fortalecimento das açõesde prevenção e controle da leishmaniose visceral e outras zoonoses.
Abstract: Zoonoses are diseases manifested by animals and transmissible to humans, as well as those transmitted from animals to man. An important example of zoonosis is visceral leishmaniasis, serious illness that presents a complex control, assuming the need for social and politicalfactors are involved, such as the work can involve elementary school teachers on issues of health education. The city of Belo Horizonte was chosen for the study because of the prevalence of human and canine cases of the disease. The Northwest of the city was chosen for the limit of the research because of the impact with that visceral leishmaniasis is treated in this area and the great acceptance of the proposal by the Regional Northwest that work with the disease control. The research aimed to analyze the knowledge that primary school teachershave on zoonoses, especially visceral leishmaniasis, as well as the representation given by these professionals to approach the subject in four private and four public institutions located in the northwest region of Belo Horizonte/MG. The teachers, who taught for the first three years ofprimary education in the participating schools were interviewed, totaling 40 teachers - 16 in private schools and 24 in public. Was use of semistructured interviews, and all interviews were recorded and the information given by respondents were recorded. Qualitative demonstrations were done, but quantitative demonstration was used to emphasize certain results. The material was analyzed using the technique of discourse analysis. The questions had the support of thetheory of social representations for better understanding. The interviewees seem to have little familiarity with the practice of school theme zoonoses, not being observed the same practice inmatters related to dengue. In relation to visceral leishmaniasis, the character (private or public) of the institution where the teachers interviewed were not found to influence acquisition ofknowledge about the disease by the interviewees, since most of the information taken by these professionals on the subject is linked to their personal experiences. Most of the interviewees faces the euthanasia of dogs positive for visceral leishmaniasis as a necessary alternative tothe impossibility / impracticability of treatment canine. Most of the interviewees, who owned dogs, credits the control of zoonoses great responsibility and skill in developing diagnostics and control of visceral leishmaniasis in dogs. Considerable proportion of teachers trust theirstudents how important multipliers of information on visceral leishmaniasis and other animal diseases, illustrating the homework already consolidated with dengue to support that credibility.It is suggested that new proposals on the theme zoonoses can be developed and school projects that are more concise set out to approach the subject in the early years of elementary school, which will enable the strengthening of prevention and control of visceral leishmaniasisand other zoonoses.
Subject: Veterinária
Leishmaniose visceral
Zoonoses
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8EJQCB
Issue Date: 5-Feb-2010
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