Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FDN69
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Localização de concentradoresaplicada ao transporte público
Authors: Elisangela Martins de Sá
First Advisor: Ricardo Saraiva de Camargo
First Co-advisor: Gilberto de Miranda Junior
First Referee: Mauricio Cardoso de Souza
Second Referee: Rodney Rezende Saldanha
Abstract: Um dos maiores problemas que os grandes centros urbanos enfrentam atualmente é o congestionamento no trânsito. Uma alternativa para solucionar esse problema seria uma maior utilização de meios de transporte público como trens, metrô, fura-fila e etc. No entanto, devido ao alto custo para se instalar conexões diretas entre todos os paresde pontos origem-destino, a rede de transporte público é modelada como uma rede do tipo eixo-raio. Neste trabalho um modelo baseado na formulação proposta por Contreras et al. (2009) é utilizado para modelar o transporte público. Devido as características da formulação usada neste trabalho, o método de decomposição de Benders (Benders, 1962) é aplicado para resolver o problema. Resultados computacionais mostram que a versão clássica de Benders só consegue resolver problemas de médio porte. Por isso, três variantes do método de decomposição de Benders que possuem um esquema de seleção de cortes que tende a aumentar a convergência do método são apresentadas. Além disso, uma nova técnica para melhorar a geração de cortes, nomeada -ótimo, é proposta. Resultados computacionais demonstram que esta nova técnica apresenta o melhor desempenho acelerando a convergência do método.
Abstract: One of the biggest problems that large cities have faced nowadays is traffic congestion. An alternative to solve this problem would be greater use of public transport like trains, subways, stick-row and so on. However, due to the high cost to install direct connections between all pairs of origin-destination points, modeled the urban transport networkas a network-type hub-and-spoke. In this work a model based on the formulation proposed by Contreras et al. (2009) is used to model public transport. Due to the characteristics of the formulation used in this work, the Benders decomposition method (Benders, 1962) is applied to solve the problem. Computational results show that the classic version of Benders can only solve small problems. Therefore, three variants of Benders decomposition scheme that possesses a selection of cuts that tend to increase the convergence of the method are presented. In addition, a new technique to improve the generation of cuts, namely -optimal, is proposed. Computational results show that this new technique has the best performance by accelerating the convergence ofthe method.
Subject: Engenharia de produção
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FDN69
Issue Date: 7-Feb-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
00_dissertacao.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.