Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FMJYV
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O orgulho como laboratório para a ciência da natureza humana de Hume
Authors: Julio Andrade Paulo
First Advisor: Livia Mara Guimaraes
First Referee: André Nilo Klaudat
Second Referee: Leonardo de Mello Ribeiro
Abstract: Nessa dissertação, defendo que Hume, ao discutir o orgulho no Livro 2 do Tratado da Natureza Humana, quer mostrar a aplicabilidade e, consequentemente, a boa qualidade de sua ciência da natureza humana como forma de explicar de maneira simples e geral os fenômenos humanos. Ele havia formulado, bem no início do Livro 2, a hipótese de que o orgulho e as demais paixões indiretas surgem na mente humana como resultado de uma dupla relação, sendo uma entreimpressões e a outra entre ideias. A relação entre ideias envolve a ideia da causa do orgulho e a ideia de eu, que é o objeto do orgulho. A relação entre impressões envolve uma impressão de prazer produzida pela causa do orgulho e a própria paixão orgulho (a qual Hume afirmara tratarse de uma impressão de reflexão violenta indireta agradável que tem o eu como objeto). Defendo que, ao examinar o orgulho no Livro 2, Hume não tem em mente chegar a uma definição de orgulho através de correções feitas a definições dadas por filósofos anteriores. Ao tomar essa paixão como parâmetro para as demais paixões indiretas, ele tem em mente, essencialmente, comprovar sua hipótese da dupla relação, de impressões e de ideias, envolvendo as paixões e suascausas, trazendo assim credibilidade à sua ciência da natureza humana, a qual foi pensada como um aprimoramento da então chamada filosofia moral até alcançar o nível a que a filosofia naturalhavia chegado com as formulações simples e gerais de Newton.
Abstract: In this dissertation, I argue that Hume, in discussing pride in Book 2 of the Treatise of Human Nature, wants to show the applicability and therefore the quality of his science of human nature as a way to explain human phenomena in a simple and general way. He had expressed at the very beginning of Book 2 the hypothesis that pride and other passions in the human mind arise indirectly as a result of a double relation, one of them between impressions and the other between ideas. The relation between ideas involves the idea of the cause of pride and the idea of self,which is the object of pride. The relation between impressions involves an impression of pleasure produced by the cause of pride and passion of pride (which Hume had argued that this is an agreeable indirect violent impression of reflection that has self as its object). I argue that Hume,when examining pride in Book 2, does not want to achieve a definition of pride by correcting the definitions of previous philosophers. Taking this passion as a parameter for the other indirect passions, he has in mind, essentially, the aim of proving his hypothesis concerning the doublerelation of impressions and ideas, which involves the passions and their causes, thus bringing credibility to his science of human nature, which was intended as an enhancement of the socalled moral philosophy to reach the level at which natural philosophy had come with the simpleand general formulations of Newton.
Subject: Orgulho e vaidade
Hume, David, 1711-1776
Filosofia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FMJYV
Issue Date: 13-Dec-2010
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