Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FPLGD
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Universidade, diversidade social e diploma de licenciatura: estratégias de rentabilização do título por estudantes de Letras
Authors: Roberto Cezar de Souza Silva
First Advisor: Antonio Augusto Gomes Batista
First Referee: Delaine Cafiero Bicalho
Second Referee: Claudio Marques Martins Nogueira
Third Referee: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Abstract: Esta dissertação apresenta um estudo de caráter exploratório sobre as estratégias de rentabilização do diploma de licenciatura realizadas por estudantes de Letras (habilitação em português ou em português/língua estrangeira), bem como sobre as relações dessas estratégiascom determinadas propriedades sociais dos estudantes. Além de considerar propriedades como capital cultural e econômico, o trabalho levou também em conta gênero, raça, religião e posição na fratria. A análise dos dados coletados por meio de um questionário aplicado auma amostra de 131 licenciandos da UFMG , considerou as estratégias de rentabilização e as relacionou com as propriedades sociais. As hipóteses formuladas com base nessa análise foram, em seguida, relacionadas com seis retratos sociológicos de egressos do curso de Letras da mesma Universidade, que refizeram, por meio de entrevistas, seu percurso na Faculdade e seu ingresso (ou tentativas de ingresso) no mercado de trabalho. Dentre as principais conclusões da pesquisa se destacam: (i) os estudantes pertencentes às classes médias foram os que mais realizaram investimentos em geral, conciliando investimentos profissionais de longo prazo, como aqueles de natureza acadêmica, que colocam o mestrado e o doutorado no horizonte, e de curto prazo, como a docência; (ii) os estudantes com capital cultural elevado se caracterizaram por investir redominantemente na docência em cursos livres de línguas estrangeiras, na experiência no exterior e em disciplinas da área de literatura, sendo que essas duas últimas estratégias foram as únicas que apareceram com maior frequência também entre os estudantes mais capitalizados economicamente, os quais demonstraram uma postura maislaxista em relação ao curso; (iii) estudantes dos meios populares apresentaram um menor grau de investimento em relação às estratégias consideradas pela pesquisa, sendo que só se destacaram por uma maior inclinação para a realização de investimentos na área de linguística, o que indicaria uma maior adequação entre suas disposições e aquelas requeridas pelas disciplinas da área; (iv) propriedades sociais como gênero e posição na fratria confirmaram em linhas gerais tendências já observadas pela literatura, de que as mulheres e os filhos primogênitos e caçulas investiriam de forma mais intensa nos estudos; são, consequentemente, aqueles que mais investiram em estratégias de rentabilização do diploma; observou-se, porém, que homens e filhos do meio se destacaram por realizar investimentos em disciplinas de literatura e, no caso dos homens apenas, na docência; (v) em relação a cor/raça, um achado importante, que exige maiores aprofundamentos, foi o alto investimento de estudantes negros em literatura; (vi) um outro achado importante diz respeito à religião: observou-se uma inversão da relação que estudos estabelecem, na escola básica, entre sucesso escolar e religião, já que, nesse nível de ensino, ser religioso se apresentaria como um fator positivo para os estudos; no curso de Letras, entretanto, estudantes religiosos investiram menos em estratégias que os estudantes não religiosos; (vii) por último, em relação à formação docente, constatou-se, em geral, um investimento bem mais elevado na prática docente do que nas disciplinas ligadas ao ensino. Sobre todos esses dados, procurou-se elaborar hipóteses que pudessem explicá-los. Os retratos sociológicos auxiliaram em sua elaboração e discussão e trouxeram indícios de que o investimento em estratégias nem sempre resulta em bons rendimentos, bem como de que a qualidade do investimento e um nível maior de reflexividade em sua realização trariam maiores benefícios. A qualidade e a reflexividade, no entanto, estariam relacionadas à estrutura dos capitais possuídos, sobretudo o capital cultural, que quanto mais antigo e mais bem incorporado, maiores rendimentos traria, o que revelaria uma tendência à reprodução das desigualdades sociais.
Abstract: This thesis presents an exploratory study on the strategies used by Language Majors (Licentiates in Portuguese or in Portuguese and English) to increase profitability of their diploma, and the way these strategies relate to certain social properties of the students. Thestudy took into consideration gender, race, religion and place in the sibling position, on top of considering properties such as cultural and economic capital. Analysis of the data collected through a questionnaire answered by a sample of 131 UFMG licentiates observed theprofitability strategies and related them to the social properties. The hypotheses derived from the this analysis were, subsequently, related to six sociological portraits of former Language graduates from the same University who revisited, through interviews, the years they spent inCollege and their transition (or attempts do so) into the job market. Among the main conclusions of the study, the following can be highlighted. (i) Students belonging to the middle classes, in general, were the ones who most invested, mixing long-term professionalinvestments, such as those of academic nature and which might lead to master and doctorate degrees, and short-term investments, such as teaching. (ii) Students with high cultural capital invested predominantly in teaching at language schools, traveling abroad, and in literaturecourses. These last two strategies were the only ones which were also frequently present among the students with more economic capital, and which were shown to take the course more laxly. (iii) Students from the lower classes showed less inclination to invest in relation to the strategies considered in the study. However, a tendency to invest in the linguistics field was observed, which shows a homology between students dispositions and dispositions required by the field. (iv) Social properties such as gender and place in the sibling positionconfirmed in general terms tendencies already observed in literature, which show that women, and the oldest and the youngest children invest more in education. They are, therefore, the ones who most invest in the profitability of their diplomas. It was observed, nevertheless, thatmen and middle siblings showed a tendency to invest in literature courses and, when taken separately, men chose to invest more in teaching. (v) As to color/race, an important finding, and which requires more investigation, was that black students invest heavily in literaturecourses. (vi) Another important finding pertains religion: an inversion of research findings which show that in elementary school there is a connection between academic success and religion since, at this educational level, being religious comes as a positive factor in thestudents academic life. What was seen among religious students in the Language department is that they invest less in strategies than their non-religious counterparts. (vii) Finally, as to what concerns teacher development, it was observed that, in general, students invest muchmore in teaching practices than in courses related to teaching. Hypotheses were drawn so as to explain the aforementioned conclusions. The sociological portraits helped in the formulation and discussion of these hypotheses and showed signs that investing in strategies not always result in good profits. Also, quality and a higher level of reflexivity of the investment point to more beneficial yields. Quality and reflexivity, however, seem to be linked to the structure of the possessed capital, mainly the cultural capital, which the older andthe more incorporated, the more profits seems to yield; and which would point to a tendency to reproduce social inequalities.
Subject: Estudantes universitarios
Educação
Ensino superior
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FPLGD
Issue Date: 2-Mar-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_roberto_cezar_de_souza_silva.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.