Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FQREV
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Estado e educação em Louis Althusser: implicações nos processos de produção e reprodução social do conhecimento
Autor(es): Paulo Augusto Bandeira Bernardino
primer Tutor: Rosemary Dore Heijmans
primer miembro del tribunal : Daisy Moreira Cunha
Segundo miembro del tribunal: Ester Vaisman
Tercer miembro del tribunal: Marlucy Alves Paraiso
Resumen: Nesta dissertação busca-se situar os escritos de Louis Althusser nascondições históricas educacionais do surgimento das denominadas Teorias da Reprodução. Ao ultrapassar essa contextualização, visa-se ampliar a noção de Educação compreedendo-a como os processos de produção do conhecimento integrantes da Formação Humana. Neste percurso é importante localizar o discurso de Louis Althusser na tradição marxiana para concluir se o mesmo participa de uma postura epistêmica ou ontológica nos processos de produção do conhecimento. O objetivo deste escrito não é apenas comparar a interpretação althusseriana com os escritos de Karl Marx e do marxismo, retirando, assim, as consequências da fidelidade ou não do Filósofo Franco-Argelino junto aos escritos de Karl Marx. Os autores da tradição marxista estão presentes, porém impõemse os escritos de Louis Althusser como fonte principal de um escrutínio crítico que visa relacionar o Estado, a Política e, principalmente, a compreensão da Educação. Apesar do objetivo principal deste trabalho não ser uma comparação entre Althusser e Marx, isto não retira a importância das fontes textuais do filósofo alemão e de seus leitores, que serão tratadas como forma balizadora dos escritos de Louis Althusser. Este texto não tem o intuito de esgotar as questões suscitadas pela leitura de Louis Althusser referente aos aspectos educacionais, mas ampliar a recepção dos escritos deste filósofo no Brasil.
Abstract: Dans cette dissertation on cherche situer les oeuvres de LouisAlthusser dans les conditions historiques éducationnelles de lapparition des dénommées « Théories de la Réproduction ». En dépassant cettecontextualisation, on prétend élargir la notion dÉducation comprise en tant que procédures de production de la connaissance qui font partie de la Formation Humaine. En ce parcours, il est important de localiser le discours de Louis Althusser dans la tradition marxiste afin de conclure s'il adopte une position épistémique ou ontologique dans les procédures de production de la connaissance. Lobjectif de cet écrit nest pas seulement comparer lintérpretation althusserienne avec les écrits de Karl Marx et du marxisme, en tirant, ainsi, les conséquences de la fidelité ou pas du Philosophe franco-argelien auprès des textes de Karl Marx. Les auteurs de la tradition marxiste sont présents, néanmoins on impose les textes de Louis Althusserr comme source principale dun scrutin critique qui vise relationner lÉtat, la Politique et, surtout, la compréhension de lÉducation. Bien que lobjectif principal de ce travail ne soit pas une comparaison entre Althusser et Marx, cela n'enlève pas l'importance des sources textuelles du philosophe allemand et de ses lecteurs, qui serviront de balise des écrits de Louis Althusser. Ce texte n'a pas l'intention d'épuiser les questions suscitées par la lecture de l'oeuvre de Louis Althusser référents aux aspects éducationnelles, mais agrandir la réception des écrits de ce philosophe au Brésil.
Asunto: Educação Filosofia
Educação e Estado 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FQREV
Fecha del documento: 30-oct-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
paulo_augusto_bandeira_bernardino_dissertacao.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.