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Type: Tese de Doutorado
Title: Dimensões do consumo na vida social
Authors: Renata de Souza Guerra
First Advisor: Alexandre Antonio Cardoso
Abstract: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o consumo e a sociedade de consumo, traçando um painel da formação da sociedade de consumo e das transformações que a caracterizam na modernidade. Para tanto, são abordadas questões como os conceitos de consumo e consumismo, a cultura do consumo e o consumo da cultura, assim como as principais estratégias de atribuição de significados aos objetos que orienta o consumo na sociedade moderna. Para possibilitar a consecução do objetivo de desvelar as múltiplas abordagens e os diversos significados do consumo, à luz de diferentes teorias sociais, buscaram-se ainda evidências empíricas dos mesmos em pesquisa realizada com indivíduos socioeconomicamente classificados como pertencendo à classe C da sociedade. Essa pesquisa foi realizada através do método dos grupos de foco e, a partir dos dados dela originados, se propôs e desenvolveu uma categorização das dimensões que o consumo pode assumir na vida social, por meio de uma sistematização do material teórico cotejado em perspectiva com os resultados obtidos. Essa categorização das dimensões sociais do consumo baseou-se em teorias e autores diversos, organizando-se nos seguintes tópicos: o consumo como peça de autoconstrução identitária, consumo e necessidades, consumo e prazer, consumo e cidadania. Dados teóricos e empíricos comprovaram, assim, o papel significativo do consumo na vida social, estabelecendo-se o mesmo em interface com as mais diversas facetas da sociedade.
Abstract: This work presents a reflection about consumption and consumer society, drawing a panel of the formation of consumer society and the transformations that characterize it in the modernity. For this, questions such as the concepts of consumption and consumerism, the consumer culture and the consumption of culture, as well as main strategies for the attribution of meaning to objects that guides the consumer in modern society are addressed. To enable the achievement of the goal of uncovering the multiple approaches and the various meanings of consumption, in the light of different social theories, it also sought empirical evidence of these in a research held with individuals socioeconomically classified as belonging to class C of Society. This survey was held by the method of focus group and from the data it generated, was proposed and developed a categorization of the dimensions that consumption can assume in social life, through a systematization of the theoretical material compared in perspective with the obtained results. This categorization of the social dimensions of consumption was based on theories and different authors, organized on the following topics: consumption as part of self identity, consumption and needs, consumption and pleasure, consumption and citizenship. Theoretical and empirical data have shown, in this way, the significant role of the consumption in social life, being established the same on interface with the most diverse facets of society.
Subject: Sociologia
Sociedade de consumo
Consumo (Economia) Aspectos sociais
Consumo (Economia)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8G9NSW
Issue Date: 16-Dec-2010
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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