Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GHN3L
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Martha Campos Abreupt_BR
dc.contributor.referee1Ana Maria Ferreira da Costa Monteiropt_BR
dc.contributor.referee2Junia Sales Pereirapt_BR
dc.contributor.referee3Luiz Alberto de Oliveira Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee4Nilma Lino Gomespt_BR
dc.contributor.referee5Carmen Teresa Gabrielpt_BR
dc.creatorLorene dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T14:32:42Z-
dc.date.available2019-08-11T14:32:42Z-
dc.date.issued2010-04-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GHN3L-
dc.description.abstractOne of the central discussions among researchers, teachers and other social groups that has a strong political meanings in Brazilian society nowadays is the subject related to African and Afro-Brazilians theme. This subject was transformed into mandatory curriculum content in BasicEducation through the Law 10.639/03 and its Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, that regulates the teaching about this subject, and has been generated political, pedagogical and historiographic tensions. This research seeks the comprehension of the school knowledge and teaching knowledge and practices already in use and under construction under the Law 10.639/03, focusing especially on the historical school knowledge concerning the Afro-Brazilian subject. This study is based on different fields of knowledge specially historiographical and educational fields. Considering the latter the focus was placed on the studies about curriculum and about teachers learning and practice. On historiography, the research includes studies of Africa and Afro- descent in Brazil, specially studies on slavery. We also analyse the teaching ofhistory as a field of both research and social practice. The research was conducted in Contagem, Minas Gerais and followed a set of methodological tools of qualitative nature. The analysis was mainly based in the reports of teachers of Basic Education in two different moments: a) the Exchange Network, an event involving over a hundred teachers with different backgrounds and levels; b) a Focal Group, withnine history teachers who participated in the Exchange Network.The results lead to a configuration of a complex framework of knowledge and practices placed around a perspective of positivation in the context of the African and Afro-Brazilian history and culture, that promotes an anti-racist education. We found also the axiological dimension ofthe school knowledge and the power framework towards the reception of the Law 10.639/03. At last, the investigation contributed to pointing out the challenges and dilemmas that belongs to this process, and brought clues about the repositioning of issues considered relevant, or even priority for the Brazilian education today.pt_BR
dc.description.resumoA temática africana e afro-brasileira remete a uma longa trajetória de debates e polêmicas, constituindo-se como tema de fortes significações políticas e sociais, no âmbito da sociedade brasileira. Sua transformação em conteúdo curricular obrigatório da EducaçãoBásica, a partir da Lei 10.639/03 e de suas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira, tem gerado novas tensões e dilemas de ordem política, pedagógica e historiográfica, entre outras.Esta pesquisa procura mapear e analisar os saberes escolares e os saberes e práticas docentes mobilizados e em processos de construção no interior de escolas e salas de aula, no bojo do processo de recepção à Lei 10.639/03, enfocando-se, de maneira especial, o lugar dos saberes históricos escolares no trato da temática africana e afrobrasileira. Recorre-se a aportes teóricos de diferentes campos de conhecimento, especialmente os campos historiográfico e da educação. No interior desse último, privilegiam-se os estudos sobre currículo e sobre formação e trabalho docente. No campo historiográfico, retomam-se estudos sobre África e sobre a presença africana e afro-descendente no Brasil, especialmente os estudos sobre escravidão. Aborda-se, ainda, o ensino de História como campo de pesquisa e prática social. A investigação foi desenvolvida no município de Contagem, Minas Gerais, e pautouse pelo investimento em um conjunto de instrumentos metodológicos de natureza qualitativa, privilegiando-se a análise de depoimentos de professores da Educação Básica, recolhidos em dois momentos distintos: um evento denominado Redes de Trocas, em que participaram mais de cem professores, com formações distintas e atuando em diferentes níveis de ensino; um Grupo Focal, constituído por nove professores de História que participaram das Redes de Trocas. Os resultados apontam para a configuração de um quadro multifacetado de saberes e práticas nucleadas em torno da perspectiva de positivação da história e cultura africana e afro-brasileira, com vistas à promoção de uma educação antirracista. Ficou evidenciada a dimensão axiológica dos saberes escolares e as relações de poder que atravessam o processo de recepção à Lei 10.639/03 e, por último, a investigação contribuiu para a identificação de desafios e dilemas envolvidos nesse processo, além de trazer pistas sobre o reposicionamento de questões consideradas relevantes, ou mesmo prioritárias, para a educação brasileira atual.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e cultura africana e afro-brasileirapt_BR
dc.subjecteducação antirracistapt_BR
dc.subjectsaberes e práticas escolarespt_BR
dc.subjectsaberes e trabalho docentept_BR
dc.subject.otherEducação Relações etnicaspt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherNegros Educaçãopt_BR
dc.subject.otherRacismopt_BR
dc.subject.otherÁfrica Históriapt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.titleSaberes e práticas em redes de trocas: a temática africana e afro-brasileira em questãopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.