Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GPJ2B
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Traçando metas, vencendo desafios: experiências escolares de mulheres egressas da EJA
Autor(es): Ludimila Correa Bastos
Primeiro Orientador: Carmem Lucia Eiterer
Primeiro membro da banca : Maria Cristina Rosa
Segundo membro da banca: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Resumo: Esta pesquisa desenvolveu-se com egressas do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG, tendo como objetivo central conhecer as trajetórias delas após a conclusão do curso e compreender os efeitos permanentes da escolarização em suasvidas. Dessa forma, a investigação almejou compreender como essas mulheres avaliavam a influência da escola em sua qualidade de vida e como a convivência escolar poderia ou não transformar suas relações com a sociedade. Os resultados apontam que, mesmo aquelas mulheres que não deram sequência aos seus estudos após a conclusão do curso de EJA, valorizavam a escola e atribuíam a ela o aumento da confiança em si mesmas, inserção e reinserção no mercado de trabalho, convivência social e efetiva condição de pessoas portadoras de direitos e deveres. Concluímos que a escola simbolizava para essas mulheres a oportunidade de mudança de vida, pois elas a viam como a porta para o crescimento profissional, independência financeira, crescimento pessoal e aumento da autoestima, sentimento de igualdade perante seus maridos, filhos e amigos. Desse modo, a análise proporcionou a reflexão sobre como a frequência a umprojeto de EJA e sua conclusão poderiam contribuir para que suas egressas modificassem seus valores e a forma de pensar a sociedade, traçando novos objetivos e metas de vida, sentindo-se, em alguns momentos, mais valorizadas, confiantes e orgulhosas, em outros com sentimento de desilusão frente às expectativas que ainda não se cumpriram.
Abstract: Esta investigación se desarrolló con mujeres que concluirán los estudios medios en el Programa de Educación Básica para Jóvenes y Adultos de la UFMG, con el objetivo fundamental de conocer las trayectorias de ellas después de esto momento de sus vidas,tratando de comprender los efectos duraderos de la educación. Así, la investigación tuve como objetivo entender cómo estas mujeres evalúan la influencia de la escuela en su calidad de vida y si la influencia de las experiencias en la escuela pueden o no pueden cambiar sus relaciones con la sociedad. Los resultados muestran que incluso las mujeresque no dieran orden a sus estudios después de graduarse en la EJA valorizan la escuela y pues creen que ella puede dar una mayor confianza en sí mismas, posibilita la integración y la reinserción en el mercado de trabajo e una mayor participación en la vida social, además de actuación real como personas portadores de derechos y deberes.Llegamos a la conclusión de que la escuela representa para estas mujeres la oportunidad de un cambio de vida, porque la ven como la puerta para el crecimiento profesional, capacidad de recaudar sus propios ingresos e independencia económica, además el crecimiento personal y el aumento de la autoestima, el sentido de la igualdad ante sus maridos, hijos y amigos. Por lo tanto, este análisis proporciona una reflexión sobre cómo la frecuencia a un proyecto de EJA y su conclusión puede contribuir para que sus alumnas puedan alterar sus valores y su forma de pensar sobre la sociedad, el establecimiento de nuevos objetivos y metas de la vida.
Assunto: Alfabetização de adultos Aspectos sociais
Sociologia Educacional
Educação
Motivação na educação
Educação Feminina
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GPJ2B
Data do documento: 25-Mar-2011
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