Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H2L4S
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização
Authors: Miriam Maria Roberto Marmol
First Advisor: Francisca Izabel Pereira Maciel
First Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Second Referee: Monica Correia Baptista
Abstract: Esta pesquisa objetivou analisar a opinião de professores alfabetizadores com relação ao curso Instrumentos da Alfabetização e verificar se ele contibui para a capacitação dos profissionais da educação. Para alcançar nosso objetivo, utilizamos como instrumento de análise um questionário de avaliação dessa formação, respondido por professores cursistas de escolas públicas dos estados de Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rondônia. Para compor o corpus de análise, foram escolhidos, aleatoriamente, 182 questionários, analisados quantitativa e qualitativamente. Os dados dos questionários permitiram criar categorias de análise sobre tempo da formação, material utilizado, formador e a relação dos conteúdos abordados e a prática pedagógica. Essa análise apontou as vozes desses profissionais sobre uma ação governamental de formação continuada. Para embasar o referencial sobre formação docente, foram utilizadas as discussões teóricas dos seguintes pesquisadores: Nóvoa (1992), Perrenoud (1993/2002), Tardif (2002/2008), Shon (1992), Gatti (2003/2008/2009), Diniz-Pereira (2009) e Santos (1998/2007). Como a formação continuada baseia-se na área da alfabetização, dialogamos, ainda, com Soares (1998/2004), Frade (2010) e os autores da Coleção Instrumentos da Alfabetização. Os dados analisados nos levaram a concluir que a formação continuada atendeu à maioria dos professores cursistas no que tange ao tempo, ao material, à relação entre conteúdo e prática pedagógica e à interação entre formador e cursista. Em contrapartida, há questões que ainda precisam ser concretizadas nas formações continuadas, tais como: o atendimento a todos os professores da rede e não somente a alguns; e a ampliação do diálogo, da troca de experiências com diferentes realidades sócio-culturais e não apenas com certo grupo de professores alfabetizadores de realidade exclusivamente urbana.
Abstract: This research aimed at analyzing the opinion of literacy teachers at the end a continuing education course, coordinated by Ceale (Literacy, Reading and Writing Center) at the Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas, using the Literacy Devices collection. In order to achieve our goals, we have used as an instrument for analyzing this course an evaluation questionnaire, answered by participant teachers from public schools of the states of Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, and Rondõnia. To form the analyze corpus, we have randomly chosen 182 questionnaire, that were quantitatively and qualitatively analyzed. The data from the questionnaires allowed us to create analyze categories about learning time, material used, teacher and the relation between the content offered and the pedagogical practice. This analyzes pointed out the voices from those professionals on a governmental action on continuing education. In order to found our referential on teacher education, we have used the theoretical discussions from the following researchers: Nóvoa (1992), Perrenoud (1993/2002), Tardif (2002/2008), Shon (1992), Gatti (2003/2008/2009), Diniz-Pereira (2009) and Santos (1998/2007). Since continuing education is based on the literacy area, we have dialogued, yet, with Soares (1998/2004), Frade (2010) and others authors of the Literacy Instruments Collection. The data analyzed lead us to conclude that the continuing education was satisfactory to most of the teacher enrolled concerning time, material used, and the relation between content given and pedagogical practice, and the interaction between the educator and the student. In the other hand, there are issues that still need to be solved in the continuing education: making it available to all teachers from the public school net and not only to a few; expanding the dialog, the experience exchange between different socio-cultural realities, and not only to a group of literacy teacher from a exclusively urban reality
Subject: Educação
Alfabetização
Professores Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H2L4S
Issue Date: 28-Feb-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_miriam_marmol_2011.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.