Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8L4PF9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A influência da atividade exploratória na descoberta de Affordancesdurante o desenvolvimento do alcance
Authors: Camila Bretas Mourao
First Advisor: Elyonara Mello de Figueiredo
First Co-advisor: Marisa Cotta Mancini
Abstract: Introdução: A atividade exploratória para o desenvolvimento do alcance pode ser visual e/ou manual. A prática de atividade exploratória proporciona ganhos de capacidades motoras e perceptuais, que possibilitarão ao bebê a descoberta de affordances. Ao interagir com o ambiente e descobrir affordances, o bebê revela um comportamento adaptativo que evidenciará o seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre atividades exploratórias e a descoberta das affordances tocável e batível, e posterior desenvolvimento do comportamento adaptativo da batida no alvo, durante o desenvolvimento do alcance em bebês de 4 a 8 meses de vida. Materiais e Método: Trata-se de um estudo longitudinal, no qual treze bebês foram recrutados de forma não aleatória. Foram coletados dados de cada bebê quinzenalmente, de 4 a 8 meses de vida, totalizando nove coletas. Os bebês interagiam espontaneamente com um alvo esférico que gira em torno do próprio eixo, oferecendo as possibilidades de toque e batida, por 90 segundos, enquanto foram filmados por duas câmeras digitais. Atividades exploratórias visuais e manuais do alvo, assim como as tentativas de alcances e de alcances tipos toque e batida foram extraídos, das nove coletas longitudinais, através de vídeo-análise por cinco pesquisadoras (ICC=0,8). Análise de sobrevivência investigou o tempo até a primeira ocorrência dos eventos de interesse (toque e batida) e o método Kaplan-Meier foi utilizado para comparar a influência das atividades exploratórias (preditores) na descoberta das affordances tocável e batível. Modelos multinível testaram a influência das atividades exploratórias na ocorrência de batidas ao longo do tempo. Resultados e Discussão: A atividade exploratória se tornou gradualmente multimodal: enquanto a exploração visual pura diminuiu, ela foi incorporada à exploração manual. Os bebês descobriram as affordances tocável e batível até 5,5 meses de vida; aqueles que descobriram as affordances mais cedo exploraram menos o alvo. Toque e batida são padrões de alcances distintos e o primeiro não influencia o aprimoramento do segundo. A redução de 1% na exploração visual aumentou em 2,2% a chance de realizarem batidas. O aumento de 1 tentativa de batida aumentou 3,6% a chance de ocorrência de batidas, enquanto o aumento de 1 tentativa de toque afastou em 0,9% a chance de ocorrência de batidas. Conclusão: A descoberta das affordances tocável e batível pareceu acontecer pela confluência das propriedades físicas do objeto com as capacidades do bebê de extrair rapidamente as informações relevantes através de atividade exploratória multimodal, sem necessidade de prática prévia. No entanto, a relação entre atividade exploratória e descoberta das affordances foi distinta da relação entre atividade exploratória e o desenvolvimento da batida. Para o desenvolvimento da batida, práticas de atividades exploratórias multimodais e cada vez mais específicas parecem ser fundamentais.
Abstract: Introduction: The exploratory activity for the development of the reach can be visual and/or manual. The practical of exploratory activity provides profits of motor and perceptual capacities that will make possible to the baby the discovery of affordances. When interacting with the environment and discovering affordances, the baby discloses an adaptive behavior that will evidence its development. The objective of this study was to investigate the relation between exploratory activities and the discovery of affordances touchable and hittable and posterior development of the adaptive behavior of the hit in the target, during the development of the reach in babies of 4 to 8 months of life. Materials and Method: This is a longitudinal study, in which thirteen babies had been enlisted by convenience. They had data collected of each baby biweekly, of 4 to 8 months of life, totalizing nine collections. The babies interacted spontaneously with a spherical target that turns around the proper axle, offering the possibilities of touch and hit, per 90 seconds, while they were filmed by two digital cameras. Visual and manual exploratory activities of the target, as well as the attempts of reach and of reach types as touch and hit had been extracted, of the nine longitudinal collections, through video-analysis by five researchers (ICC=0,8). Survival analysis investigated the time until the first occurrence of the interest events (touch and hit) and the Kaplan-Meier method was used to compare the influence of the exploratory activities (predictors) in the discovery of affordances touchable and hittable. Multilevel models had tested the influence of the exploratory activities in the occurrence of hits throughout the time. Results and Discussion: The exploratory activity became gradually multimodal: while the pure visual exploration diminished, it was incorporated the manual exploration. The babies discovered affordances touchable and hittable up to 5,5 months of age; those that had discovered affordances earlier, explored less the target. Touch and hit are distinct forms of reach and the first one does not influence the improvement of the second. The reduction of 1% in the visual exploration increased in 2,2% the possibility to carry through hit. The increase of 1 attempt of hit increased 3,6% the possibility of occurrence of hits, while the increase of 1 attempt of touch moved away in 0,9% the possibility from occurrence from hits. Conclusion: The discovery of affordances touchable and hittable seemed to happen for the confluence of the physical properties of the object with the capacities of the baby to quickly extract the relevant information through multimodal exploratory activity, without necessity of previous practice. However, the relation between exploratory activity and discovery of affordances were distinct of the relation between exploratory activity and the development of the hit. For the development of the hit, practical of more multimodal and specific exploratory activities seem to be important.
Subject: Psicologia infantil
Comportamento humano
Adaptação psicológica
Medicina de reabilitação
Crianças Desenvolvimento
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8L4PF9
Issue Date: 15-Dec-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mestrado_camila_bretas_mour_o.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.