Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8LYK79
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O jogo dos vestígios: narrador, experiência e memória a partir de Narradores de Javé
Authors: Luciana Amormino Fonseca
First Advisor: Bruno Souza Leal
First Referee: Márcio de Vasconcellos Serelle
Abstract: A presente dissertação reflete sobre a relação entre narrador, experiência e memória hoje, a partir da análise do filme Narradores de Javé (Brasil, Eliane Caffé, 2003). Buscando caracterizar as estratégias narrativas do filme, a dissertação o aborda a partir do encaixe de narrativas que ele apresenta. Cada nível de encaixe é construído de forma peculiar em termos de cor, mise-en-scène e montagem, aqui tomados como operadores analíticos. Entende-se o narrador como uma construção textual que, no caso do ilme, ancora a matéria narrada à sua experiência, de forma semelhante aos narradores da tradição oral. A construção diferenciada de suas narrativas ressalta a fragmentação e a instabilidade da memória e a dificuldade de se garantir a estabilidade ocial por meio do conceito de memória coletiva. Assim, o filme retoma o passado em sua narrativa, construindo narradores da tradição oral, atualizando o mito de origem e conformando sua estrutura narrativa por meio do encaixe. No entanto, essa retomada de modos de narrar tradicionais é feita por meio da paródia e do jogo, o que leva à reflexão sobre a relação do presente com o passado, que lhe presta uma homenagem e ao mesmo tempo aponta sua insuficiência no cenário contemporâneo. Desse modo, a dissertação busca compreender certos modos de narrar contemporâneos a partir da retomada parodística de elementos que dizem do passado numa narrativa audiovisual contemporânea.
Abstract: This dissertation investiges the relation between narrator, experience and memory nowadays, trough the analysis of the movie Narradores de Javé (Brazil, Eliane Caffé, 2003). Aiming to characterize the narratives strategies of the film, the dissertation discusses the mise-en-abîme that it presents. Each level of narrative is peculiarly constructed in terms of color, mise-en-scène and montage. Those aspects will be use as analytical operators. The narrator is understood as a textual construction that, in the case of this movie, anchor his experience in the narrated subject, like the narrators of the oral tradition. The distinct construction of their narratives emphasizes the fragmentation and the instability of memory and the difficulty of ensuring social stability through the concept of collective memory. Thus, this movie incorporates the past into itsnarrative, building narrators of oral tradition, updating the myth of origin and conforming its narrative structure through the mise-en-abîme. However, this return of the traditional ways of narrating is made by parody and play, which leads to the reflection about the relation between present and past, that pays tribute to him while pointing its failure in contemporary scene. Thus, the dissertation aims to understand certain contemporary ways to narrate, taking as reference by means of parody of elements from the past in a contemporary audiovisual narrative.
Subject: Cinema e linguagem
Memória
Comunicação
Comunicação de massa
Narradores de Javé
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8LYK79
Issue Date: 1-Jun-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_jogodosvestigios_final.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.