Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8M3FXD
Type: Tese de Doutorado
Title: O fracasso escolar e a família: o que a clínica ensina?
Authors: Margaret Pires do Couto
First Advisor: Ana Lydia Bezerra Santiago
First Referee: Sérgio Augusto Chagas de Laia
Second Referee: Ruth Helena Pinto Cohen
Third Referee: Maria Lucia Castanheira
metadata.dc.contributor.referee4: Nadia Laguardia de Lima
Abstract: Essa pesquisa teve como objetivo central a investigação da relação do fracasso escolar com a família a partir da análise dos casos atendidos na clínica universitária do Centro Universitário Newton Paiva situada em uma região da cidade de Belo Horizonte e que presta serviços à comunidade. A hipótese que será questionada, neste trabalho, concerne à explicação do fracasso escolar como resultado dos conflitos familiares, em especial da ausência do pai no seio familiar. Tanto por parte do discurso dos professores da escola pública da região - responsáveis pelo encaminhamento de seus alunos para tratamento na clinica-escola, quando detectado problemas de aprendizagem -, como por parte do discurso da família das crianças, especialmente as mães, a relação do fracasso com a carência paterna se fazia presente. Além disso, a falha do pai e ausência de sua autoridade na família era o que se confirmava no material clinico recolhido pelos alunos de psicologia, no curso dos atendimentos, e apresentado nas sessões de supervisão. este material submetido à supervisão clínica, que constitui os dados de pesquisa analisados neste trabalho. A pesquisa bibliográfica privilegiou o referencial teórico psicanalítico, mais precisamente, as elaborações de Sigmund Freud, Jacques Lacan e dos psicanalistas do Campo Freudiano, escola fundada por Lacan, que reivindicam a Orientação Lacaniana, a partir do ensino de Jacques-Alain Miller. Por outro lado, foi feita uma leitura da bibliografia referente ao fracasso escolar produzida nos últimos vinte anos, com ênfase nas indicações pertinentes à relação do fracasso escolar com a família e seus problemas. Na revisão da literatura psicológica, sociológica e educativa sobre o fracasso escolar, pôde-se constatar que quando a família é apontada como um dos fatores causais dos problemas de aprendizagem das crianças, a argumentação tem como ponto de sustentação as noções de família tradicional e a idéia do pai como chefe de família. Por esse viés, o que é elaborado e apresentado como justificativa para os problemas que a criança enfrenta na escola é a dinâmica familiar, principalmente a desestruturação da família ocasionada pela ausência e pelas omissões do pai. Para ir além dessa noção de família desestruturada, o que se extraiu da formulação psicanalítica foi a concepção de família como uma estrutura simbólica responsável pela transmissão estrutural do sintoma e a formulação lacaniana a respeito do sintoma da criança como podendo representar a verdade do pai, da mãe ou da estrutura familiar. Buscou-se nesse referencial esclarecer o que é a função paterna, a inscrição desta para o sujeito e seu correlato que é a transmissão da função do desejo. A pesquisa empírica, que por sua vez realizou estudos de casos a partir do material clínico apresentado pelo aluno estagiário, permitiu constatar que o sintagma família desestruturada pode ter o efeito de obturar ou silenciar a necessidade da subjetividade se introduzir na relação da criança com as aprendizagens escolares. Possibilitou também demonstrar que o principal efeito para criança atendida na clínica escola é a operação de uma separação em relação ao discurso do Outro pais, professores, especialistas de saúde mental permitindo-lhe uma construção de saber própria. Um limite foi observado em relação ao tratamento do sintoma da criança que se difere do sintoma do Outro, ou seja, do fracasso escolar
Abstract: This research had its main thrust in the study of the relationship between school failure and the family as of the analysis of cases tended in the university clinic of Centro Universitário Newton Paiva located in an area of the city of Belo Horizonte in which services are rendered to the community. The hypothesis which will be questioned in this work concerns the explanation of school failure resulting from family conflicts, specially dealing with the fathers absence within the family circle. In the discourse of the public school teachers of the area as well as responsible for directing their students to therapy at the school clinic, when problems learning problems are detected -, as a part of the family discourse of the childrens family, specially the mothers, the relation of failure with the paternal absence was evident. Besides that, the fathers fault and the absence of his authority in the family, was confirmed in the material gathered by the psychology students during the course of therapy, and presented at supervision sessions. It is this material which makes up the research data material analyzed in this work.The bibliographical research emphasized the psychoanalytical theory references more decidedly, the elaboration of Sigmund Freud, Jacques Lacan and of psychoanalysts of the Freudian persuasion, the school founded by Lacan, which claimed the Lacanian direction, as of the teachings of Jacques-Alain Miller. On the other hand, reading of the bibliography referring to the school failure produced during the last twenty years, with an emphasis on the indications pertaining to the relation of the school failure with the family and its problems. In the review of psychological, sociological, and educational literature, regarding school failure, can be verified when the family is pointed out as one of the causal factors of childrens learning problems, discussion has as its pivot points notions of the traditional family and the father as the head of the family .From that perspective, that which is presented and supported as the justification for the problems of the child in the school is the family dynamics, especially the destructuring of the family occasion brought on by the absence and omissions of the father. Going beyond that notion of the destructured family, that which was extracted as of the psychoanalytical formulation was the concept of the family as a responsible structure of the family as a symbolical structure responsible for the structural transmission of the symptom and the Lacanian formulation regarding the symptom of the child as capable representing the truth regarding the father, the mother or the family structure. The reference was searched was studied in clarifying what the paternal role is, the engraving of this for the subject and its correlative which is the transmission of the function of desire. Empirical research, which, in turn, carried out case studies as of the linical material presented by the trainee student, allowed the proving the destructured family syntagma as being capable filling or hushing up the need of subjectivity introducing itself in the relationship of the child with school learning. It also enabled the demonstration of that the principal effect for the child having therapy in the school/clinic is the operation of the separation regarding the discourse of the Otherparents, teachers, mental health specialists allowing the construction of knowing itself. A limit was observed with regards to the treatment of the childs symptom, which differs from the symptom of the Other- that is, school failure
Subject: Educação Participação dos pais
Educação
Psicologia educacional
Fracasso escolar
Família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8M3FXD
Issue Date: 23-May-2011
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_fracasso_escolar_e_a_famila_o_que_ensina_a_clinicarevisada.pdf962.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.