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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Proteção de inversores de freqüência em sistemas não aterrados com faltas fase-terra intermitentes
Autor(es): Marcelo Britto Martins
primer Tutor: Antonio Emilio Angueth de Araujo
primer Co-tutor: Braz de Jesus Cardoso Filho
Resumen: Os sistemas de acionamento a velocidade variável são hoje uma realidade nos acionamentos industriais. A ocorrência de falhas nestes sistemas pode comprometer severamente a produção das plantas. O aumento da confiabilidade destes sistemas é, portanto, muito desejável. Com esta preocupação em mente, sistemas de aterramento e proteção foram desenvolvidos com o passar do tempo. Em particular, a situação de um inversor PWM (Pulse Width Modulated) em um sistema não-aterrado merece uma análise mais cuidadosa. Se este inversor estiver acionando um sistema com falhas de isolamento para terra (e.g. um motor elétrico de indução), em um primeiro momento o acionamento não será interrompido pelas proteções existentes, o que é bom para a continuidade da operação. Porém, sobretensões fase-terra surgirão, podendo levar à falha dos isolamentos do inversor, avaria do equipamento e indesejada parada não-programada da produção. Esta dissertação se propõe a entender qualitativamente os fenômenos envolvidos que podem causar a falha do sistema, a perda do inversor e a consequente parada ou restrição da produção. A partir deste entendimento, projetar e construir um circuito capaz de garantir acontinuidade da operação enquanto não se eliminam as falhas no motor, sem o risco de perda do inversor.
Abstract: Adjustable Frequency Driving Systems are nowadays a reality in industrial drives. Occurrence of failures in these systems can compromise plants production severely. Therefore, risingthese systems reliability is highly desirable. With this in mind, grounding and protection systems have been developed over time. Particularly, the situation of a PWM (Pulse Width Modulated) drive in a non-grounded system deserves closer examination. If that drive is driving a systemwith insulation failures to ground (e.g. induction motor), at first the driving will not be interrupted by existing protections, what is good for operation continuity. However, phase-to-ground overvoltages will arise and may lead to insulation failure, equipment breakdown and undesirableunscheduled production stop. This thesis aims to qualitatively understand involved phenomena that can cause system failure, loss of drive equipment and the subsequent production stop or restriction. Based on this understanding, design and build a circuit capable of ensure operation continuity while motor failures are not eliminated, without the risk of drive loss.
Asunto: Engenharia elétrica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8M5H73
Fecha del documento: 7-may-2010
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