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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A eficiência do ensino a distância em otorrinolaringologia como método de capacitação de médicos da atenção primária do distristo sanitário norte do município de Belo Horizonte
Autor(es): Marcelo Henrique de Oliveira
Primeiro Orientador: Denise Utsch Goncalves
Primeiro Coorientador: Tania Mara Lima Goncalves
Resumo: As doenças otorrinolaringológicas têm uma alta prevalência na atenção primária. Conseqüentemente, observa-se uma sobrecarga de encaminhamentos para a atenção secundária. Este estudo avaliou e comparou a eficiência do ensino a distância como um meio de promover a capacitação em otorrinolaringologia dos médicos da atenção primária. O estudo foi realizado nos centros de saúde do distrito sanitário da regional norte da cidade de Belo Horizonte. Os médicos participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos de estudo. O primeiro grupo foi composto por médicos que participaram da intervenção através de Videoaula. O segundo grupo foi composto por médicos que participaram através de Teleconsultoria. O terceiro grupo foi composto por médicos que participaram da intervenção por Teleconsultoria e Videoaula. Para verificar a capacitação dos médicos da atenção primária, foram avaliados a atitude, o conhecimento e a habilidade em otorrinolaringologia antes e após as intervenções . Com o objetivo de avaliar a atitude, foram verificados os motivos e o número de encaminhamento de otorrinolaringologia da atenção primária para a secundária antes e depois do processo de ensino a distância. Após as intervenções, houve uma diminuição de 16% no número de encaminhamentos de primeira consulta da atenção primária para a secundária. Em relação a aquisição de conhecimento, foi utilizado questionário com 33 questões com temas de otorrinolaringologia antes e depois das intervenções. Foi verificado uma melhora no desempenho teórico nos grupos Videoaula e Teleconsultoria/Videoaula. As notas médias antes e depois da intervenção no grupo Videoaula foram 21,08 e 24,25 , respectivamente, correspondendo a uma melhora no desempenho geral de 3,18 para 3,464 (p=0,002). No grupo Teleconsultoria/Videoaula as notas médias antes e depois da intervenção foram 22,66 e 25,9, respectivamente, indicando uma melhora no desempenho geral de 3,13 para 3,68 (p=0,001). No grupo Teleconsultoria as notas médias antes de depois da intervenção foram 21,08 e 20,66, respectivamente, mostrando que não houve alteração significativa no desempenho geral que mudou de 2.91 para 2.95 7 (p=0,294). Na avaliação da habilidade, foi utilizada a concordância diagnóstica utilizando-se o teste de Kappa. Em nenhum dos três grupos, houve melhora significativa na habilidade (p<0,001). Este estudo mostrou que a melhora do desempenho teórico não foi suficiente para melhorar a conduta prática em otorrinolaringologia dos médicos da atenção primária. Métodos de aprendizagem baseados nas dificuldades individuais e com treinamento de habilidades parecem ser a estratégia mais eficiência para a educação continuada na atenção primária
Abstract: Otorhinolaryngologic diseases or demonstrations have a high prevalence in primary care. Consequently, there is an overload of referrals to secondary attention. This study evaluated and compared the effectiveness of distance education as a means to promote training in Otorhinolaryngology of the primary care physicians. The study was carried out in the health centers of north regional health district of the city of Belo Horizonte. Participating doctors were divided randomly into three study groups. The first group was composed of physicians who participated in the intervention via video lessons. The second group was composed of doctors who participated via telereporting. And finally, the third group was composed of physicians who participated in the intervention by telereporting and video lessons. To verify the training of primary care physicians were assessed the attitude, knowledge and skill before and after the intervention. In order to assess the attitude we checked out the reasons and the routing number of Otorhinolaryngology of primary to the secondary before and after the process of distance education. After the interventions there was a decrease of 16% in the number of referrals of first consultation of primary to the secondary. Regarding the acquisition of knowledge was used questionnaire with 33 issues with themes of Otorhinolaryngology before and after the intervention. Was verified a theoretical performance improvement in video lessons and telereporting/video lessons groups. The average grades before and after intervention in video lessons group were 21.08 and 24.25, respectively, corresponding to an improvement in overall performance of 3.18 to 3.464 (p = 0.002). In the telereporting/video lessons group the average grades before and after the intervention were 22.66 and 25.9 respectively, indicating an improvement in the overall performance of 3.13 to 3.68 (p = 0.001). In the telereporting group the average grades before and after the intervention were 21.08 and 20.66 respectively, showing that there was no significant change in overall performance that changed to 2.2.95 91 (p = 0.294). In assessing the skill, the diagnostic concordance was used using the Kappas test. In none of the three groups, there was significant improvement in skill (p < 0.001). This study showed that the improvement of theoretical performance was not enough to improve the skill in Otorhinolaryngology of the primary care doctors. The methods of teaching based on the individual difficulties and with skill training seems to be a strategy more efficient for continuous medical education in primary care
Assunto: Capacitação de recursos humanos em saúde
Consulta remota
Atenção secundária à saúde
Educação à distância
Instrução por computador
Atenção primária à saúde
Otorrinolaringopatias
Internet
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8M7GPM
Data do documento: 22-Fev-2011
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