Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MAJFF
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dc.contributor.advisor1Maria Emilia Caixeta de Castro Limapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Helder de Figueiredo e Paulapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Isabel Antunes Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Andrea Horta Machadopt_BR
dc.creatorJucelia Marize Piopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T17:31:05Z-
dc.date.available2019-08-13T17:31:05Z-
dc.date.issued2011-07-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MAJFF-
dc.description.resumoNesta dissertação será apresentado o resultado de uma pesquisa na qual se constrói um diálogo entre a Educação do Campo, a Educação em Ciências e a mediação da leitura e da escrita nos espaços formativos. Assim, este trabalho está diretamente relacionado com um projeto de ensino concebido pela área das Ciências da Vida e da Natureza CVN , especificamente para a turma de Educação no Campo de 2008, que privilegia a formação de professores leitores e produtores de textos didáticos de ciências. Escolhemos investigar uma oficina de leitura e escrita de textos didáticos da disciplina de ciências, reconhecida pelos estudantes como sendo a mais significativa para a formação deles, no que diz respeito à apropriação de ritos da escrita em espaços formais. Fizemos esse investimento por acreditarmos que uma investigação dessa experiência pudesse contribuir para avançarmos na compreensão sobre a formação de professores de ciências como leitores, produtores e mediadores de textos, bem como na proposição de componentes curriculares para o curso de Licenciatura em Educação do Campo. No capítulo 1 foi apresentado o contexto da investigação desta pesquisa, destacando o cenário da formação de professores na Educação do Campo no Brasil; a Licenciatura em Educação do Campo, na experiência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas; assim como o meu envolvimento com a área de CVN e com os sujeitos da pesquisa. Ainda nesse capitulo também foram abordados os fatos que culminaram na construção do objeto de pesquisa e nos objetivos da mesma. No capítulo 2, apresentamos o desenho metodológico desta investigação, com as escolhas feitas para a construção de tal pesquisa. Em seguida, no capítulo 3, trazemos alguns conceitos importantes de alguns autores, no sentido de permitir um diálogo com os dados coletados. O capítulo 4 foi reservado à apresentação e análise dos dados. Nesse capítulo, fazemos uma breve descrição dos sujeitos desta pesquisa, posteriormente, uma caracterização da oficina investigada e, finalmente, a avaliação que o professor e os estudantes fazem da oficina. No último capítulo, apresentamos as considerações finais com destaque para as implicações desta pesquisa no ensino de ciências e para a Educação do Campopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação pt_BR
dc.subject.otherEducação rural pt_BR
dc.subject.otherProfessores Formação   pt_BR
dc.subject.otherCiências (Primeiro grau) Estudo e ensinopt_BR
dc.titleApropriação da escrita no contexto da formação de professores de ciências na educação do campopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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