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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MAJFF
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Emilia Caixeta de Castro Lima | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Helder de Figueiredo e Paula | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Isabel Antunes Rocha | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Andrea Horta Machado | pt_BR |
dc.creator | Jucelia Marize Pio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T17:31:05Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T17:31:05Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MAJFF | - |
dc.description.resumo | Nesta dissertação será apresentado o resultado de uma pesquisa na qual se constrói um diálogo entre a Educação do Campo, a Educação em Ciências e a mediação da leitura e da escrita nos espaços formativos. Assim, este trabalho está diretamente relacionado com um projeto de ensino concebido pela área das Ciências da Vida e da Natureza CVN , especificamente para a turma de Educação no Campo de 2008, que privilegia a formação de professores leitores e produtores de textos didáticos de ciências. Escolhemos investigar uma oficina de leitura e escrita de textos didáticos da disciplina de ciências, reconhecida pelos estudantes como sendo a mais significativa para a formação deles, no que diz respeito à apropriação de ritos da escrita em espaços formais. Fizemos esse investimento por acreditarmos que uma investigação dessa experiência pudesse contribuir para avançarmos na compreensão sobre a formação de professores de ciências como leitores, produtores e mediadores de textos, bem como na proposição de componentes curriculares para o curso de Licenciatura em Educação do Campo. No capítulo 1 foi apresentado o contexto da investigação desta pesquisa, destacando o cenário da formação de professores na Educação do Campo no Brasil; a Licenciatura em Educação do Campo, na experiência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas; assim como o meu envolvimento com a área de CVN e com os sujeitos da pesquisa. Ainda nesse capitulo também foram abordados os fatos que culminaram na construção do objeto de pesquisa e nos objetivos da mesma. No capítulo 2, apresentamos o desenho metodológico desta investigação, com as escolhas feitas para a construção de tal pesquisa. Em seguida, no capítulo 3, trazemos alguns conceitos importantes de alguns autores, no sentido de permitir um diálogo com os dados coletados. O capítulo 4 foi reservado à apresentação e análise dos dados. Nesse capítulo, fazemos uma breve descrição dos sujeitos desta pesquisa, posteriormente, uma caracterização da oficina investigada e, finalmente, a avaliação que o professor e os estudantes fazem da oficina. No último capítulo, apresentamos as considerações finais com destaque para as implicações desta pesquisa no ensino de ciências e para a Educação do Campo | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação rural | pt_BR |
dc.subject.other | Professores Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Apropriação da escrita no contexto da formação de professores de ciências na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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