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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MHG4W
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Adaptação e investigação psicométrica de um conjunto de tarefas para a avaliação das funções executivas em pré-escolares: um estudo transversal |
Autor(es): | Lorenzo Lanzetta Natale |
Primeiro Orientador: | Vitor Geraldi Haase |
Primeiro membro da banca : | Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota |
Resumo: | Este trabalho teve como principal objetivo adaptar e investigar um conjunto de tarefas executivas que foram utilizadas para avaliar o desempenho de uma amostra aleatorizada e demograficamente representativa de crianças pré-escolares (4, 5 e 6 anos de idade). O projeto foi dividido em dois estudos. Um primeiro estudo, piloto, realizado na cidade de Belo Horizonte/MG, tendo como objetivos principais: a construção de um protocolo para a aplicação e a correção das tarefas (padronização do material de testagem, dos procedimentos de aplicação, das instruções de aplicação e do ambiente da testagem) e a construção de um banco de dados e normas preliminares. O segundo e principal estudo foi realizado na cidade de Timóteo/MG e objetivou levantar evidências de precisão e validade dos escores por meio das normas intragrupo (baseadas no desenvolvimento cognitivo). Para a obtenção das normas intragrupo, utilizou-se o fator idade como critério de norma. Os principais resultados encontrados foram: 1) a obtenção de normas locais para um conjunto de oito tarefas executivas; 2) as tarefas executivas selecionadas, em sua maioria, são sensíveis ao desempenho da amostra com relação aos fatores de idade, de sexo e tipo de escola; 3) o desempenho das crianças em tarefas de funções executivas melhora com a idade. Adicionalmente, os dados obtidos permitiram traçar um esboço sobre as mudanças funcionais nas habilidades executivas, decorrentes do desenvolvimento em uma faixa etária de 4 a 6 anos de idade, indicando que o desenvolvimento das FE não é linear, apresentando trajetórias de desenvolvimento distintas para cada um dos seus subcomponentes |
Abstract: | Este trabalho teve como principal objetivo adaptar e investigar um conjunto de tarefas executivas que foram utilizadas para avaliar o desempenho de uma amostra aleatorizada e demograficamente representativa de crianças pré-escolares (4, 5 e 6 anos de idade). O projeto foi dividido em dois estudos. Um primeiro estudo, piloto, realizado na cidade de Belo Horizonte/MG, tendo como objetivos principais: a construção de um protocolo para a aplicação e a correção das tarefas (padronização do material de testagem, dos procedimentos de aplicação, das instruções de aplicação e do ambiente da testagem) e a construção de um banco de dados e normas preliminares. O segundo e principal estudo foi realizado na cidade de Timóteo/MG e objetivou levantar evidências de precisão e validade dos escores por meio das normas intragrupo (baseadas no desenvolvimento cognitivo). Para a obtenção das normas intragrupo, utilizou-se o fator idade como critério de norma. Os principais resultados encontrados foram: 1) a obtenção de normas locais para um conjunto de oito tarefas executivas; 2) as tarefas executivas selecionadas, em sua maioria, são sensíveis ao desempenho da amostra com relação aos fatores de idade, de sexo e tipo de escola; 3) o desempenho das crianças em tarefas de funções executivas melhora com a idade. Adicionalmente, os dados obtidos permitiram traçar um esboço sobre as mudanças funcionais nas habilidades executivas, decorrentes do desenvolvimento em uma faixa etária de 4 a 6 anos de idade, indicando que o desenvolvimento das FE não é linear, apresentando trajetórias de desenvolvimento distintas para cada um dos seus subcomponentes |
Assunto: | Neuropsicologia Psicometria Psicodiagnostico Desenvolvimento humano Psicologia Crianças Desenvolvimento |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MHG4W |
Data do documento: | 1-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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