Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MHJ3H
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O aluno e sua representação social do professor de matemática |
Autor(es): | Flavio de Ligorio Silva |
primer Tutor: | Cristina de Castro Frade |
primer miembro del tribunal : | Vanessa Sena Tomaz |
Segundo miembro del tribunal: | Raquel Martins de Assis |
Tercer miembro del tribunal: | Sergio Dias Cirino |
Resumen: | O objetivo desta pesquisa é investigar as representações sociais de estudantes do último ano do ensino fundamental sobre seus professores de matemática. Partindo dos constructos teóricos sobre a Pós-modernidade de autores como Hargreaves, Calloni, Zajdsznajder, Lampert, dentre outros, e a Teoria das Representações Sociais de Moscovici, buscou-se investigar o modo como os professores figuram no sistema simbólico dos estudantes, constituindo ideias e pensamentos, ou mesmo teorias sobre o docente e seu trabalho. Como expectativa, procurava-se encontrar uma correlação entre estas representações e o processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar. Constituem procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa a realização de associação livre de palavras e entrevistas semi-estruturadas com estudantes do ensino fundamental de duas escolas da cidade de Curvelo, bem como a sistematização e análise de conteúdo para a interpretação dos dados. A análise dos protocolos permitiu produzir evidências de que o centro da estrutura representacional dos estudantes sobre os professores de matemática é constituído pela figura do docente enquanto aquele que explica. Tal característica mostrou-se notadamente atrelada a outras duas: o professor é aquele que tira dúvidas e aquele que passa exercícios. Todas as demais características enunciadas sobre o professor encontram-se na periferia da representação, dão apoio e consolidam o núcleo central. Tais resultados indicam que, no imaginário dos estudantes, o professor tem por função prioritária fornecer informações sobre o conteúdo ministrado e avaliar a apropriação e compreensão de tais informações pelos alunos. Conclui-se que, na visão destes estudantes, o professor ocupa papel privilegiado no processo de ensino e aprendizado da matemática. Sem o docente, tal processo não ocorre e eles não aprenderiam matemática |
Abstract: | The goal of this research is to investigate the social representations of students at the final year of elementary school about their math teachers. Based on the theoretical constructs on the post-modern authors such as Hargreaves, Calloni, Zajdsznajder, Lampert, among others, and Moscovicis Theory of Social Representations, it was investigated how math teachers figured at the students symbolic system, providing ideas and thoughts, or even theories about the instructor and his work. As expectation, it was tried to find a correlation between these representations and the teaching and learning processes of school mathematics. Free association of words and semi-structured interviews with students of two elementary schools in the city of Curvelo are the methodological procedures adopted in this research, as well as the systematization and content analysis for data interpretation. The analysis of the protocols allowed to produce evidences that the center of the representational structure of the students on the mathematics teachers is constituted by the figure of the instructor as the one who explains. This feature proved to be especially linked to two others: the teacher is the one who take those questions and gives exercises. All the other features listed on the teacher are in the "periphery" of representation, provide support and strengthen the core. This result indicates that, in the students imaginary, the teacher has the primary function to provide information about the content taught and assess their understanding. One concludes that, in those students view, the teacher occupies a privileged role in the teaching and learning process of mathematics. Without the teacher, this process does not occur and they do not learn mathematics |
Asunto: | Professores de matemática Educação Estudantes Representações sociais Pós-modernismo |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MHJ3H |
Fecha del documento: | 22-ago-2011 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
o_aluno_e_sua_representacao_social_do_professor_de_matematica.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.